sábado, 17 de agosto de 2013

Conheça o Canadá!

Primeiramente, você vai sair do Brasil por Guarulhos-SP, pegar um Boeing 767-300ER (com 35 lugares na classe executiva e 175 na classe econômica -eu- )e seguir rumo a Toronto num vôo de 10h. Você pode levar 2 malas grandes com até 23kg cada e duas bagagens de mão, com 10 kg cada. 
Venham preparados com dólar canadense ($ CAD), apesar de muitas lojas aceitarem o dólar americano, cartões de crédito e cheques. E claro, pra ouvir muito inglês e francês (que é diferente do da França). Em relação ao fuso, na parte que estou é apenas 1h de diferença em relação ao horário de Brasília.

E o visto?



Dor de cabeça, você quer dizer?
Eu me estressei demais com meu visto, apesar de no fim ter dado tudo certo. Aconselho tirar o visto com uma antecedência de 45 dias, pois eu mandei minha documentação com 30 dias e chegou um dia antes do meu embarque! (Sem eu ter a certeza de que chegaria)
Você não precisa ir pessoalmente tirar o visto em SP, pode contratar serviços de empresas terceirizadas ou do VAC. Eu escolhi o VAC, por ser mais barato e achei mais confiável, mas a comunicação com eles é bem difícil, só por meio de e-mail que não são respondidos no mesmo dia e o call center não te dá muitas informações (ouvi muito "a senhora vai ter que esperar"), então acho que vale a pena ir pessoalmente para evitar estresses.

Vir para o Canadá é vir para um dos países mais bonitos do mundo, é encontrar uma sociedade mais justa com uma melhor qualidade de vida, oportunidades de trabalho e de estudo, é conviver com gente de todos tipo e nacionalidades, é viver com segurança, conviver com as 4 estações muito bem definidas, é ter uma economia estável e saber que os impostos são para o bem comum! 
O Canadá, diferente do Brasil, faz uma boa propaganda de si no exterior! E resulta num acolhimento gigantesco de imigrantes, cerca de 10 a 12 MIL refugiados por ano... (E muitos chineses e indianos, existem as 'chinese towns' até)

Ok, mas quais são as minhas perspectivas daqui?

Os canadenses são muito amigáveis e hospitaleiros. Todas as casas, restaurantes, transportes possuem sistema de aquecimento, então, ao meu ver, é mais fácil passar frio no Brasil!As regras são levadas a sério, claras e cumpridas, nada de 'jeitinho brasileiro'. Tem muita (mas muita mesmo - dá pra ver nas fotos) área verde. E não posso esquecer dos sunsets, os de Goderich são incríveis!

Claro que tem seu lado ruim... para quem vem morar aqui, por exemplo, é difícil conseguir equivalência de diplomas, então tem que voltar para o College e estudar de novo. O inverno é bem rigoroso (eu to no verão, mas pelas conversas e fotos que vi..), então tem que se preparar para ficar em casa por alguns dias, ou meses, porque não há nada para se fazer com neve. Imigrantes não tem direito a plano de saúde privado. Ter empregada é um luxo, então quem vem pra cá tem que por a mão na massa na hora da limpeza!

E como escolher para qual parte do Canadá ir? 

Vamos dividir em duas grandes áreas: Toronto e Vancouver.
Toronto é uma São Paulo que deu certo e Vancouver, um Rio de Janeiro que deu certo. 
Em Toronto a vida noturna e gastronômica é agitadíssima, tem um trânsito infernal, baixas temperaturas, é próximo de Montreal, Detroit, NY, da Niagara Falls e de mim!
Já Vancouver tem mais atrações ao ar livre, paisagens incríveis, a temperatura não é tão baixa quanto Toronto (chega a 0°, mas em Toronto é temperatura negativa na certa), bem chuvosa e próxima de Whister, Victoria, das montanhas rochosas e de Seattle.
Aí tem que ver qual é a melhor 'área' para passear... Para ir para Vancouver, vc obrigatoriamente passará por Toronto, então dá pra fazer uma paradinha de uns dias, conhecer, e depois seguir pro outro lado. Agora, para ir para Toronto, vc não passa por Vancouver.

E quando ir?

Qualquer época, o país sempre tem atrações para todos. No inverno as estações de esqui estão sempre abertas -e cheias- e durante o verão tem muitos festivais e atividades ao ar livre. O ruim do inverno é que, além do dia ser mais curto (to me acostumando com sol até 21h) não há nada para se fazer de noite, as baladas fecham 2 am (quando abrem).
Mas como as 4 estações são bem definidas, não posso deixar de mencionar o outono... As Maple Leafs (a folha que tem na bandeira) estão por todos os lugares, e no outono as árvores adquirem colorações alaranjadas e avermelhadas, terminando no amarelado... amazing!Na região de Ontário e Quebec é a mais bela estação do ano, mas com baixas temperaturas!

Então...
Não posso dizer que o Canadá é MELHOR que o Brasil, cada um tem suas particularidades e depende de cada pessoa a questão de adaptação de cultura e clima... Eu to achando tudo incrível, como se tivesse no paraíso, mas eu sei que 'na vida real' daqui também tem muitos problemas e toda vez que eu resolvo mostrar um pouquinho do meu Brasil amado, os canadenses abrem um sorrisão e soltam um "OMG! I need go to Brazil!". É apenas diferente, e vale a pena conhecer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hey! Obrigada por seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...