quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Jardim Botânico

Ah, como eu adoro conhecer parques! Desde que estudei as palmeiras imperiais nas aulas de Paisagismo eu tinha vontade de conhecer esse lugar e eu me surpreendi muito, pra melhor! É muito grande, deu pra gente se perder lá dentro e cansar bastante, mas é muito bonito, bem cuidado (só não encontramos muitas lixeiras por lá) e o bairro me pareceu tão gostosinho, com uns barzinhos voltados pra rua, gente rindo, clima bom... Se eu pudesse escolher, trocava a praia pra ficar por lá, mais sossegadinha (:



O Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, vulgo Jardim Botânico (rá) é localizado na zona Sul do Rio, no bairro homônimo, é uma das áreas mais verdes mais bem preservadas da flora brasileira e estrangeira, incluindo espécies em extinção. É também a maior biblioteca nacional especializada em botânica, com 32 mil volumes. E eu correndo atrás do terreno do vizinho pra conseguir fazer ficha de vegetação, tsc tsc. É um dos muitos locais na cidade que data o período imperial e recebeu muitos visitantes ilustres, como Einstein.
Como pontos para se destacar: 
-Aleia Barbosa Rodrigues, é a aleia principal a dos cartões postais ladeada das famosas palmeiras imperiais. (existem outras aleias de pau-brasil e abricó, por exemplo, tão lindas quanto)
- Chafariz das Musas, fica no ponto central do encontro das aleias, na parte de cima as quatro figuras representam a música, a poesia, a ciência e a arte. É um dos pontos mais bonitos!
- O caminho da Mata Atlântica, um pedaço da mata preservado (uns 600m) 
- O Lago do Frei Leandro é muito exótico, tem vitorias régias e ninfeias, uma estátua da deusa Tétis e todo rodeado pelas Árvores do viajante
- Para os que gostam dessa coisa do período imperial, o Cômoro é o local onde foram preservadas uma mesa de granito embaixo de uma jaqueira para vistoriar o trabalho escravo e que também era a bancada de lanches de D. Pedro I e D. Pedro II. Ainda possui um relógio de sol.
- Estufas específicas como o bromeliário, orquidário e insentívoras.
- O jardim sensorial, com muitas plantas de texturas e odores diferentes, para exercitar o tato e o olfato.
- Região amazônica, com espécies nativas e inclusive um lago.
- Região japonesa, com cerejeiras, bonsais, bambus... -.-
Além de pequenas surpresinhas que você encontra no meio do caminho. 

Viajar para o Rio e não conhecer o Jardim Botânico é até um pecado, um passeio pro dia inteiro, sem ser monótono, divertido, dá pra tirar muitas fotos e no fim do dia parar do outro lado da rua pra tomar um cervejinha e descansar! (;











Nesse dia deu certo de eu encontrar minha melhor amiga que veio morar no tal do lugar "abençoado por Deus e bonito por natureza" e como é uma tonga, não podia faltar.. <3

Não tenho muitas fotos, aliás da viagem inteira, porque eu fiquei muito receosa de ficar andando com a câmera e dando bandeira, as poucas que tirei foram do celular e rápidas /: mas esse foi de longe o lugar que mais gostei de conhecer e se precisasse voltar, voltaria com certeza! Super recomendo!

---
PS: Minhas fotos são tiradas de uma Nikon P510 e algumas com o Samsung Fame com câmera de 5Mp, e a grande maioria não possui filtro nenhum (só em algumas poucas que eu apareço e tento mexer na saturação, mas só). Sou fã de fotografia e gosto de ver os resultados como eles saem da máquina, aproveitando o máximo que ela pode me oferecer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hey! Obrigada por seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...