terça-feira, 27 de maio de 2014

Parque Tingui/Memorial Ucraniano

Demorou, mas eu consegui ir visitar o memorial Ucraniano de Curitiba, localizado no parque Tingui. É uma área do parque relativamente nova, inaugurada em 1995, comemorando o centenário dos imigrantes aqui em Curitiba. 
O conjunto é composto por uma réplica da Igreja de São Miguel Arcanjo (uma das construções ucranianas mais antigas do Brasil, fica em Mallet-PR) , uma casa típica (onde se vendem souvenirs), um palco ao ar livre (que na verdade é o campanário da igreja), um portal e uma pêssanka gigante (obra de Jorge Seratiuk). No interior da igrejinha tem uma exposição pêssankas, ícones, bordados, outros objetos utilizados pelos ucranianos e alguns quadros com informações a respeito do país e da cultura. 
Rua Dr. Mba. de Ferrante s/n° - aberta sempre e é gratuito:D

Conta-se que oito famílias de ucranianos chegaram no Paraná em 1891, na Colônia Santa Bárbara (que fica entre Palmeira e Ponta Grossa) mas só a partir de 1895 que vieram grandes levas de ucranianos se fixando aos arredores de Curitiba e em outras cidades, como Prudentópolis e Mallet. Estima-se que até 1914 chegaram 45 mil imigrantes ucranianos no Paraná, nesse número estão inclusos meus bisavós paternos, por isso minha vontade de conhecer o Memorial do meu povo! <3







"Pêssankas simbolizam uma infinidade de coisas simples e boas que uns desejam aos outros até a eternidade" - Greca

---
PS: Minhas fotos são tiradas de uma Nikon P510 e algumas com o Samsung Fame com câmera de 5Mp, e a grande maioria não possui filtro nenhum (só em algumas poucas que eu apareço e tento mexer na saturação, mas só). Sou fã de fotografia e gosto de ver os resultados como eles saem da máquina, aproveitando o máximo que ela pode me oferecer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hey! Obrigada por seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...