quinta-feira, 31 de julho de 2014

Passo a passo do programa CsF


Hoje o Ciências sem Fronteiras não é muita novidade e é difícil você encontrar alguém que nunca tenha ouvido falar ou que não tenha um amigo(a) que esteja de partida, mas informação nunca é demais e, antes tarde do que nunca, vou contar sobre os processos do CsF que eu passei:



1) A inscrição
Você tem que esperar abrirem os editais e torcer para que tenha o país que você deseja estudar, hehe mas  já dê uma olhadinha quais países já possuem acordo com o Programa. As informações básicas sobre as modalidades que no meu caso é graduação, você encontra nesse site do CsF.
Quando estiverem abertos, você vai encontrar os editais nessa outra página do CsF.
Eu não me lembro exatamente o procedimento da inscrição, mas no site eles passam certinho o que você tem que fazer e o que você precisa ter/ser (aluno de excelência com média 6 (?!); ter uma nota mínima de 600 no ENEM; número de reprovações "X"...) e também tá cheio de grupo no Facebook que dá pra tirar proveito... 
Beleza, se você tem tudo que precisa, só esperar o resultado da homologação da sua IES (Instituição de Ensino Superior) ser positivo pra dar seu primeiro passo rumo ao longo caminho até o resultado final. O longo é sério. No meu ano as inscrições abriram em outubro/novembro... 

2) Nivelamento
Eu não sei como é para os outros países, mas pra Itália tem uma prova de nivelamento da língua, que você precisava tirar no mínimo 45 (ou será 40?) para ser aceito. 
Eu tinha tentado fazer a prova de proficiência italiana mesmo, porque o nivelamento é válido somente pro Programa, mas eu tirei uma nota absurdamente baixa e reprovei... Pro nivelamento eu estudei bastantinho e consegui acima da média pra fazer o curso online antes de ir (acho que era 70 ou 75), quem tirou entre 45-70 teve que fazer um cursinho online pra dar um help antes de ir... 
A inscrição pro teste aconteceu em dezembro, minha prova foi em janeiro e o resultado saiu só em fevereiro.

3) Resultado parcial da Capes
Em Março saiu a lista dos pré selecionados, os que passaram em todas essas etapas anteriores, apesar de ser meio difícil ficar pra trás depois dessa fase, é bom não cantar vitória ainda, vai que!

4) Universidades
Agora você tá todo empolgado, com um pézinho lá fora e tem que escolher as universidades. Você deve optar por 3 IES e colocá-las em ordem de preferência. 
Pra Itália existe uma plataforma específica do CsF pra você anexar as cartas pras suas Universidades escolhidas. Sim, você tem que escrever (no meu caso em italiano ou inglês) o porquê que aquela Universidade deve te escolher e fazer uma breve apresentação de si mesmo. Também terá que anexar um currículo (ou o Lattes ou o Europass) e aguardar o tão esperado "sim". O nosso saiu em maio!

5) Você passou!
Felicidade plena, você foi aceito pela sua escolha X! A IES vai te mandar uma carta de aceite por e-mail e começa a correria toda pros documentos. 
É necessário você ter uma conta corrente pra receber uma parte da bolsa (o restante vai no cartão BB américas que você deve ter recebido entre alguma etapa anterior) e anexar o contrato com o banco; vai receber a carta de concessão (quanto vai ser sua bolsa); vai fazer o learning agreement com as matérias que você quer fazer lá fora e associá-las com as do seu curso no Brasil (e seu coordenador deverá assinar assim como o termo de compromisso). 
Você sempre vai receber o que deve ser feito e em qual momento deverá ser feito... Não precisa se preocupar muito, só sempre dê uma conferida na sua caixa de e-mail. 

6) Faça a matrícula no Intercâmbio
Não sei que nome dar pra essa etapa... Mas eu tive que trancar minhas matérias (porque meu curso é ANUAL), e procurar o departamento de relação internacionais da UFPR para "dar entrada" no intercâmbio, levando o termo de compromisso, learning e histórico assinados. Esse é um procedimento específico do meu curso na minha IES, então tem que verificar como é pra você (;

6) Visto
Depois de ter tudo em mãos você deve procurar o consulado pra tirar o visto de entrada no país. Dessa eu vez eu dei sorte do consulado ser na minha cidade e os procedimentos serem rápidos porque eu quase me ferrei quando fui pro Canadá!
Eu precisei levar uma cópia da carta de concessão, do passaporte, do RG e CPF, comprovante de endereço, cópia da apólice do seguro saúde, título de eleitor da cidade em que reside (se não for da sua cidade, como é meu caso, procure uma zona eleitoral pra trocar, e se não der por estar fora do prazo, como também é o meu caso, tire uma declaração dizendo que você não pode mudar seu título pra entregar junto), carta de aceite da IES do exterior que diz quanto tempo vai estudar fora, uma foto 3x4 e um formulário preenchido que você encontra aqui, e claro, leve seu passaporte (porque eu fiquei duas horas na fila, e descobri que esqueci o bendito documento original só quando fui chamada). Eles me deram o prazo de pouco mais de uma semana pra ficar pronto, então não precisei esquentar muito com isso :D

Essas são as etapas que eu tive que passar no processo do meu edital, apesar de demorado, não é difícil e tudo é bem mastigado, pra não ter dúvidas de como fazer e caso hajam dúvidas, tem suporte pra tirá-las. Procure gente que já mora/estuda na cidade que você escolheu pra te ajudar, afinal, a Internet tá aí pra facilitar nossa vida, né? 

Depois disso tem mais coisa pra fazer, mas é por sua conta:
- Procurar alojamento/apartamento: algumas universidades oferecem alojamento, não é o caso da PoliTo. Eu encontrei um apartamento muito bem localizado e por um preço acessível e fechei daqui do Brasil mesmo, tem quem prefere chegar lá pra ver isso, mas se você for mais desencanado (ou descuidado?) que nem eu, já dá pra começar a procurar e se der sorte, resolver daqui!
- Você vai receber uma parte da sua bolsa na conta aqui do Brasil pra você fazer seu Seguro Saúde, comprar as passagens (procure agências que tenham passagem pra estudante, eu indico a STB) e o auxílio instalação pra você poder usar daqui (pagar uma fiança, ou levar os euros), enfim, é pra você se acomodar na sua chegada. Cuide bem desse dinheiro e faça uma planilha pra acompanhar seus gastos, ver quanto sobra, etc, porque é muito dinheiro e gastar ele é fácil fácil, depois vai sofrer lá no exterior;
- O restante da bolsa (as mensalidades e o auxílio material didático) você vai receber direto em euros no cartão BB américas, mas você já pode deixar escolhido seu notebook daqui. Eu comprei aqui mesmo, do meu bolso pra me reembolsar depois, porque encontrei um valor bom, tem teclado português e eu consigo baixar os programas que eu uso sem "maiores complicações", mas vai de cada um essa escolha. Quem vai pros EUA acho melhor comprar lá pelo preço. (A Capes pede cópia da NF do notebook, ok?) 

Que eu me lembre são esses passos os mais importantes.
Lembre-se que esse intercâmbio é praticamente dado pros estudantes das áreas ofertadas, se você tiver a oportunidade agarre com toda força, corra atrás mesmo, só vai depender única e exclusivamente de você! 
E ao passar, seja responsável com seu dinheiro, com seus estudos e com você, porque apesar de ganhar pra estar lá, o país tá investindo num futuro profissional. Se chama "Ciências sem Fronteiras" e não "Turismo sem Fronteiras", claro que você vai conhecer novos lugares e países vizinhos, mas foque no objetivo do programa que é estudar! Coloque isso em primeiro plano e o restante faça quando e se der (:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hey! Obrigada por seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...