segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Chegada em Roma

Depois de ter tido quase dois anos de matérias relacionadas à história da Arquitetura, cá estou eu, em seu berço esplendido! Cada filme, cada fotografia e cada texto sobre o Império Romano foi criando uma expectativa e um desejo muito grande de conhecer essa cidade milenar! É praticamente um museu a céu aberto, a cada viela tem algum detalhe que chama atenção, cada direção que você olha tem um edifício incrível, em cada esquina tem uma vespa ou algum mini carro, as vias com paralelepípedos, casais por todos os lados, pizzarias e cafeterias... É um tesouro artístico e vivo, e hoje eu realizei esse desejo! E to muito animada com os poucos dias que tenho aqui!

Chegamos de trem, numa viagem rápida que durou 4h. Do Termini procuramos um metrô e fomos direto pro hotel (ninguém me segura agora), que na verdade é um bed&breakfast e eu não sabia... Como ainda tinha uma tarde toda, saímos com o intuito de conhecer a Fontana di Trevi e jogar nossa moedinha pra nos trazer sorte... Mas conseguimos ver também a Piazza Barberini, a Piazza Colonna, a Piazza di Monte Citorio, a Piazza del Popolo e dar uma entradinha na Piazza Pio XII no Vaticano!! E para completar com chave de ouro, comi uma pizza e gostei (Pra quem não sabe, eu não como pizza no Brasil, simplesmente não gosto. Sim, sou estranha)!





Trem TGV Trenitalia saindo de Torino para Roma

Quando eu disse que era rápido, estava falando de um carro de F1

Trabalho até nas "férias" mentira

A vista do trem, que apesar de passar voando é linda. Não sei bem em qual parte é essa foto, mas provavelmente é na região próxima de Firenze

Onde está o Wally a Isy

Eu não sei se essa foto consegue passar a tontura que nos passou. Não faço ideia de quantos graus essa escada está inclinada, mas não é nada agradável. É dentro da estação de metrô de Roma, muito muito escuro, sujo, mal cuidado.

Amor em todas as idades ♡

Piazza Barberine - fica situada no centro histórico e conhecemos ela porque é onde o metrô para.  Ela é relativamente pequena e no centro tem essa fonte, Fontane del Tritone, esculpida por Bernini e data meados de 1600, mas os prédios arredores foram (re)construídos em outras datas. Até o século XVIII os corpos eram expostos para reconhecimento público :s mas hoje é uma "encruzilhada" para o tráfego e localização do metrô!

La mia prima pizza italiana


Eu juro que eu tentei imitar a cara do Pinóquio, apesar de não parecer.
--
Fontana di Trevi - Aquela fonte que aparecem em todos os filmes que se passam em Roma, não tinha como não ir visitar! Mas, pensa na decepção: ESTAVA EM REFORMA D: Sério, fiquei chateada. Para turistas desamparados, eles criaram uma mini fonte na frente (na verdade é uma foto da original com uma piscininha embaixo) pra galera jogar as moedinhas e não perder a viagem... A fonte é gigantesca, eu não fazia ideia de que era tão grande assim, é ambiciosa com seus 26m de comprimento e 20m de altura. Reza a lenda que foi encontrada por uma virgem em 19 a.C. e representava o fim dos aquedutos da cidade, além do cruzamento de três vias (daí seu nome). Hoje os aquedutos não existem mais e o projeto dos adornos da fonte teve algumas alterações (inclusive de artistas), sendo finalizado por Giuseppe Pannini.




Como a mini fonte é pequenininha, muita gente erra e as moedinhas caem na rua mesmo

Mamma mia

A fonte é incrustada no edifício, lindo. Seria mais lindo se deve pra ver inteira /:
--
Não ficamos muito na Fontana di Trevi e andando pelas ruelas encontramos uma praçinha com uma torre peculiar e que eu achei muito bonita, a Piazza Colonna. A torre é na verdade chamada de "Coluna de Marco Aurélio" e serve de base para uma estátua de bronze de São Paulo. Tinha uma multidão de gente reunida em frente a um dos edifícios e me disseram que era o prédio do Parlamento (Palazzo Chigi) e teria um pronunciamento. Próxima a ela tem a galeria Colonna, linda por dentro, e é por onde passa a Via del Corso, uma das ruas principais do centro histórico de Roma.




--
Praticamente do lado se encontra a Piazza di Monte Citorio que chamou nossa atenção pelo tamanho do edifício que é a Sede da Câmara dos Deputados (sua fachada é intocada desde 1871 embora o interior tenha sido amplamente modificado). É bem pequena, mas tem um obelisco e cercada por outros prédios com restaurantes e albergue. Há algumas divergências sobre a história do seu nome, mas está relacionado as características do local em que se encontra, o obelisco foi erguido pelo faraó Psamético II em 589 a.C. e foi trazido pra Roma pelo imperador Augusto para ser um relógio de Sol , o globo de bronze é perfurado no meio para que ao meio dia o sol atravesse-o e indica a data por meio de indicadores no chão (estrelas). Eu não tinha dado tanta importância nem prestado tanto atenção nessa pequena praça, mas sua história é incrível!



--
Piazza del Popolo - Marca o início da Via del Corso e é uma das praças mais famosas da cidade, é gigantesca . No centro está o grande obelisco Flaminio que os romanos trouxeram do Egito e é dedicado a Ramsés II (é o obelisco mais alto da cidade com 25m de altura e o mais antigo de Roma). A praça tem duas igrejas gêmeas: Santa Maria dei Miracoli e Santa Maria in Montesanto, do século XVII, foram finalizadas por Bernini e dá pra fazer um jogo de sete de erros para saber quais são suas poucas diferenças. No norte da praça está a "Porta do Povo", que marca a entrada para a muralha de Roma e a Igreja Santa Maria del Popolo (onde Nero morreu e foi sepultado! -adoro gente famosa) 



As gêmeas num ângulo não muito propício porque eu confesso, não sabia que eram gêmeas /:


--
Vaticano - só fomos lá porque um cara nos abordou na Piazza del Popolo e achamos melhor ir embora (essas caras de turistas), e eu insisti para pararmos no Vaticano, e não nos arrependemos! Vou escrever melhor a respeito num post próprio, mas assim que passamos as colunas e eu me deparei com a praça e aquela imensidão de tudo, arrepiou, emocionou... É muito muito muito lindo!






O ser humano é muito minusculo perto disso tudo

 


Assim terminamos o dia, voltando pro hotel de metrô pra descansar, porque amanhã promete!


Decoração alternativa, amo!

Só uma observação: 55 EUROS? ME MANDEM UMA CAIXA DE HAVAIANAS, POR FAVOR!

Quem disse que metrô não é arte? haha

---
 PS: Minhas fotos são tiradas de uma Nikon P510 e algumas com o Moto X câmera de 10Mp, e a grande maioria não possui filtro nenhum (só em algumas poucas que eu apareço e tento mexer na saturação, mas só). Sou fã de fotografia e gosto de ver os resultados como eles saem da máquina, aproveitando o máximo que ela pode me oferecer!

5 comentários:

  1. Respostas
    1. Magrão, se eu te contar que não vi nada de hot por aqui. hahaha

      Excluir
  2. Isy é lindo, as fotos me emocionaram demais...

    Sabe, fico a cada dia mais agoniada, para ir pra i conhecer .... Isso sim é arquitetura...

    ResponderExcluir
  3. Driéli, você vai amar com certeza!
    Sobre a arquitetura, sinto inveja. HAHAHA, as pessoas aqui tem aula em campo de história! *-*

    ResponderExcluir

Hey! Obrigada por seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...