terça-feira, 14 de outubro de 2014

Basilica di Superga, da série "Do outro lado do rio"

Sobre a série
Hoje eu começo uma série no blog que nomeei "Do outro lado do rio" por ser justamente no lado oposto do Fiume Pó, onde eu geralmente passo o dia. Parece uma outra cidade, uma outra realidade, e que hoje, mais do que nunca, me fez muito bem! Me fez refletir sobre a grandiosidade e importância que dou às coisas na minha vida, mas também me lembrou de uma menina que se encantava fácil com a natureza e detalhes simples e que estava adormecida dentro de mim. E hoje, quando me peguei sorrindo sozinha olhando pra uma árvore, eternizei esse momento e quis homenageá-lo!

Sobre o passeio
Quando acordei, minha amiga que divide casa comigo, me convidou pra conhecer uma igrejinha em Torino, de bike. Amei a ideia, to adorando desbravar a cidade de bicicleta e visitar um lugar novo é sempre uma boa pedida. O único porém é que essa igreja fica a 10,4 km de distância de casa e é o ponto mais alto da cidade, portanto: caminho íngreme (foram 4,5km de subida, só pra constar)! Mas topei o desafio, e foi o melhor passeio de todos que já fiz na cidade... Karen: muuuuito obrigada pelo convite!

Sobre a Basílica di Superga
Existia na colina de Superga uma pequena igreja de Nossa Senhora das Graças. Em 1706 a cidade foi invadida e os líderes do exército local subiram para observar o campo de batalha, onde o duque Vittorio Amadeo II fez a promessa de que iria construir uma grandiosa igreja para a santa no mesmo lugar, caso ganhassem. Após derrotar os inimigos e libertar a cidade, o duque honrou com sua promessa e confiou a construção da Basílica ao arquiteto Fillipo Juvarra, inaugurando-a em 1731.
Visitá-la é mais do que conhecer uma igreja, pois é um belíssimo mirante de Turim e dos Alpes, no porão tem as tumbas reais da Savoy com obras de arte e no complexo do convento, ao lado da igreja, se encontram salas decoradas da família. Além do restaurante / barzinho.
Nós não visitamos os museus pelo tempo e também porque estava fechado (Horários e preços), e a vista nublada da cidade só fez a gente prometer voltar lá num dia lindo de Sol!

Agora chega de conversa e vamos ao que interessa:

Saímos de casa em sentido "ao outro lado do rio" que é sempre mais bonito:

Nosso percurso:

Início da subida, não aguentamos e fomos carregando a bike (y)

Desafio looooonge

Primeiro mirante, com vista panorâmica de Torino

Primeira selfie do percurso

Só pra aumentar a alegria do nosso dia, tem casa mais linda? :3

Começando a ficar mais perto (mentira!)

Até que chegamos na cidadezinha, que é linda também:

E que de certo ângulo, permite ver as ruínas da Basílica

Depois de duas horas e meia suando, morrendo de sede, com dor na perna e ouvindo as pessoas tirando sarro da gente carregar a bike, chegamos!

Selfie da chegada

Insignificância humana

A vista do mirante e os arredores da igreja:

Eu :3

Karenzita e eu

Torino <3

A volta pra casa não foi menos prazerosa:

Um momento de agradecimento pra Tetânica, que não me deixou na mão!

Não importa o que acontecer, depois que li a história desse bichinho, sempre vou amar pinguins!

Dicas:

Caso alguém se interesse na nossa aventura, acho importante algumas dicas para sofrer um pouquinho menos:
- Vá com luvas e alguma coisa que proteja os ouvidos, o frio é bem cortante na descida! (PS: descemos em 10 minutos!!)
- Leve água, porque durante a subida, não tem tourinhos;
- Use alguma coisa que sinalize sua caminhada/ bicicletada, porque não tem calçadas em todo o percurso, então você divide espaço com os carros (que não andam devagar);
- Veja os horários caso queira visitar os museus;
- O mais importante de todos: vá com uma bicicleta que tenha os dois freios (não, eu não tenho)!!!

E seja feliz, assim como a Karen:

---
 PS: Minhas fotos são tiradas de uma Nikon P510, uma Canon 1200D e algumas com o Moto X câmera de 10Mp, e a grande maioria não possui filtro nenhum (só em algumas poucas que eu apareço e tento mexer na saturação, mas só). Sou fã de fotografia e gosto de ver os resultados como eles saem da máquina, aproveitando o máximo que ela pode me oferecer!