terça-feira, 21 de outubro de 2014

Palazzo Madama e Casaforte degli Acaja

Há alguns sábados minha professora de italiano nos reuniu pra tomar café no Palazzo Reale e para um passeio no Palazzo Madama, um dos pontos turísticos da cidade que eu ainda não tinha ido, e apesar do frio a visita guiada valeu a pena! Eu me encontro cada vez mais nessas visitas a castelos, fortificações, ruínas, verdadeiras obras de arte... É como se eu desligasse um pouco da realidade e passasse a imaginar como era a vida daquelas pessoas, como elas passavam seus dias, mas principalmente me deslumbro com a arte dos trabalhadores, sejam eles arquitetos, pintores, escultores... O trabalho dessas pessoas, que muitas vezes não chegaram nem a ver suas obras concluídas, é tão incrível, tão completo e tão complexo que me deixam boquiaberta e cada vez com mais certeza de que escolhi a caminho certo pra levar a minha carreira!

História
O palazzo se localiza na Piazza Castello e é um complexo de dois edifícios: o Palazzo Madama barroco e o medieval Casaforte degli Acaja. O complexo é Patrimônio da Humanidade pela Unesco como parte das Residências da Casa de Saboia, desde 1997.
A parte medieval é uma antiga fortificação que passou a ser propriedade dos Saboia no século XIV, quando aumentaram a construção e a transformaram em castelo. Depois de um século, os Acaja moraram lá e foram responsáveis pela sua forma que conhecemos hoje: quadrada, com pátio, pórtico e torres cilíndricas. Com o passar dos anos, a construção deixou de ser moradia das famílias para ser casa de hóspedes e local para festividades solenes, como a exposição do Santo Sudário em 1578, por exemplo.
O Palazzo Madama, como o nome já diz, foi residência de duas senhoras regentes de duques Saboia. O arquiteto responsável pelo edifício de mármore branco em estilo barroco foi Filippo Juvarra. Este homem foi o primeiro arquiteto da corte por seu grande talento e capacidade, expressas já na entrada: uma parede alta com três grandes janelas entre colunas esculpidas e decoradas com vasos e estátuas que permitiam ao mesmo tempo uma iluminação cenográfica (devido às raízes de sua carreira) à escadaria monumental, como permitia que o povo participasse visualmente das festividades. Essa entrada barroca e chamativa não ofusca  o castelo medieval, ao contrário: serve-lhe como símbolo de poder.
Depois da morte da última senhora, o Palazzo não se tornou moradia de mais ninguém. No século XIX foram feitas escavações nas fundações e que hoje fazem parte de uma ala do Museu Cívico de Arte Antiga de Turim, que também conta com esculturas antigas, uma pinacoteca, coleção de porcelanas e exposições contemporâneas (e provisórias).


Eu já falei sobre o Palazzo Madama aqui!(;



 
Nossa turminha em frente ao Palazzo e a entrada de Juvarra

 
Parte das ruínas

 
 
    
Decoração, mobiliário, exposições contemporâneas, acervo

Ao subir nas torres, você tem uma bela visão do centro de Torino, da Mole, e mesmo com a névoa, a cidade é linda!

 
 
 
A vista da cidade, da Mole e o meu casal italiano se amando.

   
De quebra conseguimos ir no pequeno jardim

 
 

Para informações sobre o museu: site oficial

---
 PS: Minhas fotos são tiradas de uma Nikon P510, uma Canon 1200D e algumas com o Moto X câmera de 10Mp, e a grande maioria não possui filtro nenhum (só em algumas poucas que eu apareço e tento mexer na saturação, mas só). Sou fã de fotografia e gosto de ver os resultados como eles saem da máquina, aproveitando o máximo que ela pode me oferecer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hey! Obrigada por seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...