segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Eurotrip 2/4 - Praha

Nosso segundo destino: Praga, na República Tcheca! A colocamos no nosso roteiro por estar na lista das cidades mais bonitas da Europa, conhecida por muitas construções históricas e uma vida noturna agitada. Se você for procurar em qualquer site ou blog sobre a esperada cidade, vai encontrar relatos tão incríveis que só vão aumentar sua vontade e sua expectativa de conhece-la. E comigo não foi diferente, minha expectativa era tanta, mas tanta, que infelizmente me decepcionei... Amantes de Praga, não me julguem, talvez as condições da minha viagem (leia-se dinheiro), talvez a temperatura (congelante) e eu estar despreparada pra ela, talvez eu ter dado mole e perdido dinheiro ou ainda tudo isso misturado, fez desse ponto da viagem não ser o mais maravilhoso, como eu esperava /: Mas como já li tanto ser um dos melhores destinos, numa outra viagem da vida ainda volto e saio com um sorriso no rosto!

Saímos de München de ônibus e passamos o dia viajando (e eu, dormindo). Quando chegamos em Praga, a namorada do Luiz que também estava por lá passeando foi nos buscar na rodoviária, nos levou pro centro para comermos alguma coisa rápida e fomos procurar nosso hostel A&O que era bem longe e um pouco confuso de chegar. Dividimos quarto com um chinês, um romeno e uma malaia super queridos e falantes, e eu adoro ficar em hostel por causa desse contato, além de ser mais barato, claro, às vezes a gente dá azar com o colega de quarto, mas quando dá sorte é ótimo! E aí passamos os três dias seguintes andando pelos pontos turísticos, tirando fotos, comendo, e passando muuuuito frio. Foi o lugar que passei mais frio (se eu não me enganos pegamos uns 10 graus negativos), eu sentia dor na ponta dos dedos, no nariz, não tinha vontade de ficar andando, aliás, vontade de não fazer nada... Mas pelo menos a neve deixa as fotos mais bonitas!

Fizemos tudo a pé: o centro da cidade é bem pequeno e permite um passeio tranquilo. Em um dia fomos no complexo do castelo e no centro da cidade velha, num outro na cidade nova, e nos outros ficamos andando meio sem rumo. Até arriscamos pegar um free tour, e nossa guia era muito querida, mas infelizmente era o dia congelante e não aguentamos ficar até o fim.
A cidade é dividida em 5 pequenas regiões: Josefov (bairro judeu), Staré Mésto (cidade velha), Nové Mésto (cidade nova), Malá Strana (construções anteriores ao século XIX) e Prazský Hrad (complexo do castelo), cada qual com suas próprias características, que podem ser visitadas ao gosto do visitante.
Confere nosso roteirinho:


Clique nas imagens para aumentá-las!




Powder Tower
É um dos 13 portões da cidade, construído em 1475, mas originalmente é do século XI. Este em especial foi erguido para a coroação de um rei e no século XVII foi um depósito de pólvora. Se subir os seus 186 degraus é possível desfrutar uma vista linda panorâmica da cidade.

Hoje é conhecido por ser o portão para a cidade velha.
Old Town Square
É pela cidade velha, Staré Mésto, que se conhece de fato Praga. A praça Starometské Námestí que estava bem movimentada com uma feirinha natalina e que carrega boa parte da história da cidade: o relógio astronômico (Radnice) construído em 1410 é o mais antigo do mundo e o único que funciona, a Igreja gótica Týn do século XV e a barroca S. Nicholas, além de uma estátua de Jan Hus que foi um líder protestante que morreu queimado pelo papa.




Luiz, Karen e eu.





Castelo de Praga
É a parte mais famosa e mais bonita de se ver da cidade. É um complexo de construções: a atual casa do presidente, a Catedral San Vito, Basílica São George, ruas medievais, Galeria Nacional e alguns jardins reais. Para entrar, precisa pagar, mas nós preferimos só andar pelas ruelas e ficar observando a cidade lá de cima. Ainda dá pra se programar e estar nele antes de meio dia para ver a troca de guarda.
 






Luiz, Jéssica, Karen e eu




Charles Bridge
Acima do rio Moldava, a ponte Karlúv Most liga a cidade velha ao castelo, construída toda de pedra, fechada para carros e decorada com 30 estátuas de santos católicos e guarnecida com duas torres nas suas extremidades. Sempre lotada de turistas e artistas de rua, rende boas tardes e fotos.



Josefov
O quarteirão judeu é do século X e restam apenas o cemitério, seis sinagogas, e o prédio da prefeitura, o restante foi demolido  para a revitalização em nada. Paga-se apenas um ingresso para conhecer todos os locais.

Lennon Wall
Fica numa região chamada Mala Strana (ou cidade pequena) do lado do Castelo em relação ao rio, cheio de restaurantes, bares, ruazinhas estreitas e construções barrocas e renascentistas, mostrando a verdadeira essência de Praga. O muro é todo grafitado por pessoas comuns desde 1980, mas é conhecido desde 1988 quando houveram conflitos entre estudantes e a polícia comunista: estes pintavam o muro de branco e todas as manhãs seguintes ele acordava repleto de frases de paz e amor. Nessa região também se localiza o Museus Franz Kafka e algumas igrejinhas.


Luiz, eu, Karen, Oliver e Susy
Nové Msto
É a parte nova da cidade, e seus monumentos mais modernos não deixam de ser belos e interessantes: a Praça Wenceslau é o ponto principal, um boulevard de 700m de extensão com várias lojinhas de comércio ao redor e algumas barraquinhas de comida, é o local onde acontecem as manifestações do povo tcheco. Ainda tem o Museu Nacional, o Teatro Nacional, a Torre da TV e a Casa Dançante, às margens do rio Vltava.



Colina Petrín
A colina é um parque verde (quando fui estava branco de neve) com uma torre de observação (uma mini Torre Eiffel), um Labirinto de Espelhos e uma igrejinhas, tudo com bilhetes separados e relativamente carinho... Nós subimos a pé, mas é possível pegar um trenzinho.

  




Como não fomos pras baladas e não comemos algo muito diferente do que fast food, indico lerem esses posts do Meu Roteiro de Viagens:
A balada de 5 andares
Onde comer e onde comprar
E ainda esse relato completo do Imagens Viagens.

Curiosidades!

Uma cidade milenar não poderia deixar de ter inúmeras histórias interessantes pra contar! Separei as três que mais me chamaram atenção:
~ Defenestrar: ato de jogar pela janela. E Praga adorava essa punição! Tudo começou com o cara da estátua na praça antiga, o Jan Hus, pregador de coisas que deixava o Papa desgostoso. Ele foi queimado, mas deixou uma multidão de seguidores, que numa manifestação invadiram um prédio e jogaram 13 pessoas pela janela, por algum deles ter atirado pedras de cima. E quem não morria da queda, morria pisoteado depois. Depois ocorreram tantas outras que tem até uma página na wiki: Defenestrações em Praga.
~ Relógio Astronômico: um dos símbolos da cidade, causou maior espanto na população por conter uma apresentação de bonecos em algumas horas específicas, e envolve uma história dramática. O construtor da obra foi cegado pelas autoridades para que não fizesse outro parecido fora da cidade, enfurecido o artista jogou uma praga para que o relógio parasse de funcionar, e deu seu jeitinho, mesmo cego, de desligar o sistema. Como ele não foi defenestrado? Boa pergunta...
~ A mão mumificada: nossa guia do free tour nos contou que um ladrão ao sair da igreja que estava roubando, foi capturado por uma estátua e somente quando os monges apareceram na manhã seguinte e não tiveram escolha a não ser cortar o seu braço. E para que servisse de exemplo, mumificaram a mão e a deixaram na entrada da igreja de Santiago. Pessoalmente, achei a mão muito pequena, mas vale a visita.


Beijos!

---
 PS: Minhas fotos são tiradas de uma Nikon P510, uma Canon 1200D e algumas com o Moto X câmera de 10Mp, e a grande maioria não possui filtro nenhum (só em algumas poucas que eu apareço e tento mexer na saturação, mas só). Sou fã de fotografia e gosto de ver os resultados como eles saem da máquina, aproveitando o máximo que ela pode me oferecer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hey! Obrigada por seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...