domingo, 2 de agosto de 2015

10 Motivos para engordar na Itália

Olá!
Eu estou tentando participar de um projeto chamado "Brasileiros Viajantes" do Nômadas Digitais, onde eu exploro algum lugar em itens. Claro que eu escolhi a Itália e a característica mais marcante do país da bota: a comida! 
Enquanto eu espero ser escolhida pelo site deles, resolvi postar aqui em primeira mão pra vocês!

Cada país tem uma peculiaridade que marca o visitante, e não é à toa que o "COMER" do "Comer, Rezar e Amar" é representado pela Itália. Eu tive a sorte de morar no país da bota por um ano e dentre as tantas características, acredito que a comida é aquela que mais me prendeu (ou preencheu)... E a saudade da Itália que eu to levando pra casa agora, vai ser com certeza ilustrada com os itens abaixo:

1. Gelatos
A maior concentração de gelatos por metro quadrado. Gelato não deve ser confundido com sorvete, porque sua qualidade e sua composição são diferentes: menos ar na massa, sem corantes/aromatizantes, produção artesanal com ingredientes frescos e geralmente da estação, de uma textura cremosa incomparável e o melhor: com até 50% menos gordura que o sorvete! Estar na Itália, com uma gelateria melhor que a outra em cada esquina, com um preço camarada, algumas abertas inclusive à noite, te deixa sem desculpas de experimentar pelo menos todos os sabores, né?


2. Vinhos
A Itália é famosa por ser uma boa fabricante de vinhos, e eternizada pela região da Toscana com os Chianti e Brunello, mas o melhor é que encontramos bons vinhos, de qualidade e baratos em enotecas de bairro ou até mesmo no mercado, junta com o clima italiano e uma boa companhia e quando vê, a garrafa já foi! Uma boa pedida para acompanhamento são os frios, a salumeriaitaliana (salames, presuntos e mortadelas) e queijos que tem uma vasta variedade, que depende de cada região para ser descoberta por completo.


3. As famosas pizzas
A história da pizza é meio conturbada, não se sabe se foi na China ou no Egito, mas a que foi difundida no mundo todo não tem dúvidas: foi a de Nápoli. Aqui a pizza é servida INTEIRA para uma pessoa só, mas a diferença é que ela é extremamente leve, com uma massa fininha e ingredientes frescos. Claro que não é crime dividi-la, mas é incrível como a gente aprende rapidinho a comer sozinho. E ainda tem os "primos": a farinata, uma espécie de panqueca com ou sem recheio; a focaccia, uma massa de pão temperada com sal e azeite e algum outro ingrediente (queijo, azeitona, alecrim...); a pizza seca, uma casquinha de massa de pizza bem temperada; o grissini, bastões de pães secos da grossura de um dedo; além do nosso já conhecido calzone.


4. Pasta fresca 
A massa tem uma variedade imensa, só de spaghetti nós encontramos uns 5 tipos diferentes, e encontramos marcas boas por menos de 1€ nos mercados. E além destas, as massas frescas, abertas em casa e com massa de ovo são os macarrões mais deliciosos que comi na vida! E você pode comer todos os dias que não enjoa, pois a quantidade de tipos de pasta e molhos te faz comer um prato diferente por dia. E se mesmo assim quiser variar no carboidrato, não vamos esquecer dos risotos, também italianos e deliciosos.


5. Colazione
Os italianos são contidos no café da manhã: um café e um brioche. O problema, claro, está em decidir qual café (macchiato, doppio, espresso, marocchino, capuccino, d'orzo, con  latte, moka, lungo, corretto, americano...) e o doce só acompanha, geralmente recheado com chocolate ou creme.


6.Apericena
Digamos que seja um equivalente ao nosso Happy Hour por causa do horário. O aperitivo é um momento do dia que nos reunimos para comer pequenas porções de comida, à vontade, e que não deve substituir o jantar, bom, isso é o que dizem, mas eu não aguento seguir em frente... Existem aperitivos mais leves, e aperitivos com muitas opções, sempre acompanhados com drink em um ambiente legal e descontraído. É um costume italiano muito legal e que não vi em nenhum outro país que visitei, acho sensacional, barato e compensa o custa benefício.

Foto: La Salumeria

7. Ritual do almoço
Um pranzo completo tem um antipasto (entrada), primo piatto (geralmente massa, risoto ou sopa), secondo (carnes e peixes), contorno (acompanhamento da carne), dolce (sobremesa) e café. Não recomendo almoçar assim todos os dias, mas de vez em quando é legal para se sentir no clima local. Uma coisa importante de dizer é que não se deve ter vergonha ou medo de não comer todos os pratos, é totalmente livre a escolha de um, dois ou todos os pratos.


8.Pasticceria
A parte culinária dedicada aos doces é boa em qualquer lugar no mundo e na Itália não é diferente: terra da panna cotta, profiterólis, tiramissu, zabaione, brioches recheados, panforte, panetones, biscoitos caseiros, cassata, cantucci... Precisa falar mais?


9. Chocolate
Poderia estar no item anterior, mas doce é doce, chocolate é chocolate haha. Existem muitas fábricas de chocolates locais, como o do Gianduiotto, típico de Torino, o  Baci, e o mais famoso de todos: Ferrero Rocher! Um pote de Nutella grande pode ser encontrado por até 5€. 

10. Fritos
Os quitutes fritos variam bastante de acordo com a região, mas sempre encontrados nas feiras de ruas e apesar das refeições grandes serem fartas e gostosas, vez ou outra é bom enganar o estômago com as "porcarias" né? A lista termina com arancini, uma espécie de coxinha de arroz; olive all'ascolana, azeitonas recheadas e empanadas; fritto misto, as vezes pode ser frutos do mar (que aliás são bem comuns por ser região mediterrânea) ou com empanadinhas; e os cenci, massa frita doce com vinho branco.

Hmmm, já deu aquela saudade!

---
 PS: Minhas fotos são tiradas de uma Nikon P510 e algumas com o Moto X câmera de 10Mp, e a grande maioria não possui filtro nenhum. Sou fã de fotografia e gosto de ver os resultados como eles saem da máquina, aproveitando o máximo que ela pode me oferecer! 
PS 2: Agora divido, além dos meus dias, também minha máquina com o Oliver, que tira fotos incríveis e eu não posso deixar a parceria de fora!

Um comentário:

Hey! Obrigada por seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...