quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Toscanada - segundo dia: a cidade das cem torres

No segundo dia de viagem chegamos a um dos nossos destinos principais: Ascoli Piceno! Eu, assim como a maioria de vocês, também nunca tinha ouvido falar dessa cidadezinha escondida em Marche, região que fica entre a Umbria e o Mar Adriático. "Sortemente" um casal querido de amigos estava morando lá e eu fui conhecer. Eu achava que Ascoli era beeeem minusclinha e quando cheguei lá vi que não era bem assim, a cidade é uma das principais da região e é uma graça, tanto que ficamos lá o máximo que pudemos e encolhemos o outro dia. Além de ter várias histórias bacanas e uma das maravilhas do mundo gastronômico: olive all'ascolana (saudades)! 

Ascoli foi fundada pelos sabinos em 268 a.C. e tem vestígios da época de sua reestruturação romana até hoje nas ruínas da rua principal, a Decúmano (atual Corso Mazzini). Ela é muito bem preservada e tem seus monumentos originais da época, além das fachadas históricas em mármore travertino que por si só já são uma volta no tempo romano. É chamada de cidade das cem torres (cem pináculos) pela quantidade de torres nobres e sinos indicando o status das famílias dali.
Poderá passar seus dias visitando as praças: a Piazza del Popolo com a Chiesa di San Francisco é a mais movimentada, porém a mais antiga, Piazza Arringo, é a mais bonita na minha opinião, com a Catedral de São Emidio e suas fontes, ela ganhou meu coração; ou conhecendo os museus, monumentos e outras igrejinhas espalhadas pelo centro histórico, mas eu indico sair caminhando (ou alugando uma bike), passear pelas ruas estreitas e pórticos antigos olhando a silhueta das torres restantes e a paisagem de montanhas e rios imersos no verde: são lindos!
Se estiver de carro, vá até uma região chamada Paradiso, é em direção a nascente do rio Castellano, e já adianto que o nome não é por acaso! Confesso que não sei como chegar exatamente e não achei nada que indicasse o lugar, mas o casal ascolano ali pode dar dicas (; 


Sem mais delongas, bora conhecer?





Anisetta Meletti: o lugar é um café muito antigo e famoso da cidade e a bebida Anisetta é uma coisa que só tem ali e tem uma história engraçada. O cara que fabricou queria que tivesse sucesso e pagou pros seus amigos e familiares irem nos bares e cafés e pedir a tal Anisetta, e ao ter um grande número de pedidos os comerciantes começaram a ficar curiosos e faziam as encomendas... Deu tão certo que é a bebida mais conhecida da região :D Contei a história certinho? 



GENTE! Achei um arraso essa decoração inovadora e quebrando tabus! Haha, mas o pênis na verdade foi colocado ali num momento vingança, quando a igreja deu o calote nos restauradores e não os pagou, então eles deixaram um presente. Não dá pra enxergar ele bem e nem todos os moradores sabem disso, mas com estudantes de arquitetura e uma câmera superzoom, acho justo disseminar essa história no mundo... 






Nosso primeiro dia foi assim, passeando pelo centro, conhecendo os monumentos principais, ouvindo as histórias... e no fim fomos presentados com um por de sol rosa e um milhão de passarinhos!






Ascoli é a única cidade italiana que utiliza a denominação "rua" para uma via bem estreita, um beco.









A ideia do nosso segundo dia era sair cedinho e ir embora, mas eu tinha gostado tanto e o dia tava tão bonito que ficamos uma parte da manhã, alugamos uma bike e fomos andar entre as portas antigas, conhecer a fortaleza e me despedir de alguns lugares que a gente tinha visto na noite anterior pelo centro histórico, o resultado são essas paisagens lindas aí!

A melhor parte eu deixei por último: o Paradiso! Fomos no começo do primeiro dia mesmo porque estava calor e ficamos lá até começar a esfriar. Sem mais palavras pra descrever, veja o porque do nome:











♡ s e n s a c i o n a l 

E aí, também deu aquela vontadinha de conhecer? Espero que tenham gostado e se precisarem de mais informações, a Thu e Giulli contaram o intercâmbio deles no blog Pés Viajantes, além dela ter um espaço sozinha, o Blog da Thu, ambos são lindos (os blogs e eles), com fotos incríveis e as aventuras são contadas com muito amor e fofura, que é a forma que eles encaram a vida 


Olive all'Ascolana é um prato típico de Ascoli: uma azeitona grande recheada e empanada. É maravilhoso, até gente que não gosta de azeitona acabou gostando, então confiem na coisa hahaha!





Beijos!


---
 PS: Minhas fotos são tiradas de uma Nikon P510 e algumas com o Moto X câmera de 10Mp, e a grande maioria não possui filtro nenhum. Sou fã de fotografia e gosto de ver os resultados como eles saem da máquina, aproveitando o máximo que ela pode me oferecer! 
PS 2: Agora divido, além dos meus dias, também minha máquina com o Oliver, que tira fotos incríveis e eu não posso deixar a parceria de fora!
* Nesse dia em especial usamos também a Nikon profissa e a GoPro da Thu e Giulli, pra agregar valor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hey! Obrigada por seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...