quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Qualidade de vida profissional (e acadêmica)

"Trabalhar até morrer ou morrer de trabalhar? Porque a qualidade de vida no trabalho atual está roubando a sua felicidade"

Hoje li o texto do Viver de Blog (esse aqui) e fiquei motivada a escrever sobre esse tema, porque é um dos (senão o mais) importantes dos tempos atuais. A combo carga horária+falta de reconhecimento= desmotivação, e não só profissional como pessoal também, pois você deixa de realizar outras atividades que te dão prazer por falta de tempo ou cansaço e seus relacionamentos sociais às vezes ficam só networking, sem família e sem amigos, ou melhor, sem tempo pra eles. Sem tempo pra você
Não são apenas as pessoas que te querem bem que sentem essa rotina, seu corpo pode te levar a realidades bem frustantes: segundo o OMS 30% dos trabalhadores tem estresse e depressão, 52% estão obesos (e não estamos nos referendo à genética), além das doenças do século (ataques cardíacos, derrame, pressão alta, LER e câncer) e das consequências de todas elas. 
Se ainda não estiver chocado, mais dados: 72% pessoas estão insatisfeitas com seus empregos no Brasil (de acordo com o Isma) e 53% dos formados não trabalham nas suas áreas (pesquisa do Observatório Universitário) e para 2016, esperamos uma taxa de mais de 10% de desempregados... 

Qualidade de vida é estar bem espiritual, físico, psicológico e emocionalmente, além de manter os relacionamentos sociais (e isso independe de padrão de vida)!

Não deixem de ler o resto do texto deles, se encaixando ou não nessa realidade, porque rende uma boa reflexão de vida! E aqui eu vou trazer isso tudo pra minha realidade: a faculdade, especificamente de Arquitetura, mas acho que se encaixa em vááárias outras áreas.

Vou resumir minha rotina acadêmica: acordar 6:30h - café - pegar Inter 2 - aula às 7:30h - café - aula - RU - café - aula - ir pra casa às 18:30h - pegar o Inter 2 - café - faz projeto/relatório/safári fotográfico/artigo/livro/desenhar - dormir (ou não) - acordar 6:30h (...) Gente, isso não é brincadeira não, viu? Deixar de dormir duas ou três noites, tomar litros de café por dia, tentar dar conta de fazer tanto trabalho diferente que foi marcado pra ser entregue na mesma data (e nem sempre é desorganização minha) e mesmo quando é SÓ projeto, leva MUITO tempo pra ser feito, tempo que a gente não tem, que se mata pra fazer. 
Já vi gente ir de pijama pra entregar projeto. Já vi gente ficar SEM TOMAR BANHO pra terminar projeto. Já vi gente chorar em entrega. A gente vira múmia em menos de 6 meses, nossas olheiras ficam gigantescas, o cabelo, a unha, o estômago fica ruim (porque se não falta alimentação, ela vem em excesso). Nosso relacionamento com qualquer ser vivo próximo se torna péssimo (quantas vezes eu descontei em casa meu estresse por causa de um professor ou alguma coisinha mínima que aconteceu no dia).
Mas isso é só no primeiro e segundo ano... Aí vem o terceiro e quarto que além de tudo isso você tem que fazer estágio! E você acha que o chefe te reconhece como estagiário? Não, ele só te paga como estagiário, porque você não pode faltar, não pode fazer coisa errada, não pode opinar, nem chegar atrasado e não perca seu tempo dando desculpas. E aí chega o quinto ano (que pode ser o seu sétimo ano de universitário) com o TFG (ou TCC, como queiram). 

Arquitetura é um curso ingrato. Porque você pode amar, pode se ver formado e rico lá na frente (hahaha), mas os perrengues que você passa nesses cinco (ou mais) anos são fodas. Claro que todo curso tem sua particularidade e dificuldade, mas o que costumo dizer é que o problema do meu é ser subjetivo. Existe o certo e o errado, claro, mas na maioria é opinião de professor: recebi poucos trabalhos com um feedback de acordo com parâmetros usados para todos na sala, de forma igual (aliás, só recebi UM assim), já recebi nota que quando fui perguntar o porquê o professor nem sabia qual projeto era, já apresentei coisas que os professores deram nota baixa/mediana porque simplesmente NÃO GOSTARAM da linguagem ou materiais que usei, não porque o uso era incorreto. E eu acho isso ridículo. Me desculpem os que não são assim (e eu sei que vocês existem), mas a maioria maçante é assim!

Depois disso tudo você está preparado para o mercado de trabalho, êêêê! E aí voltamos lá pro início do texto... E sabe o que eu acho pior? Tem gente que acha lindo! Que ri, que se orgulha disso. Que tem calouro que fica ansioso por isso tudo. Eca. Migo, fique bem com sua vida tranquila que você tem hoje e tente não fazer parte dessa estatística, porfa. Porque sim, tem gente que não vive isso (e se você for um desses, me dá diquinhas tá?)

Agora vamos pro lado bom da vida: SEUS PROBLEMAS TEM SOLUÇÕES! É possível viver uma vida linda com os mil trabalhos para entregar, cachorro pra passear, aquário para limpar, roupa pra lavar (dona de casa mode on), namorar e estagiar! Como estou nessa vibe positiva quero levar coisas boas que tanto tenho lido e colocá-las em prática nesse 2016 que tanto promete. 
A arquitetura é bonita, é possível mudar uma parte do mundo com ela, é possível praticar o altruísmo, é possível fazê-la sair do elitismo e se tornar para pessoas com vidas reais, difíceis e suadas, é possível ajudar o planeta com ela, e eu não poderia ter escolhido uma área que me fizesse tão realizada como essa, portanto eu não quero que meus próximos 3 anos na faculdade sejam um fardo como foram os (mil) outros e mesmo o sistema indo pra outra direção, é só a gente que decide o que fazer da nossa vida e como queremos levá-la. Eu quero que a minha seja leve e feliz.

E você? Bora mudar as estatísticas?

3 comentários:

  1. Nossa Isy ! Vou te contar que a Ambiental não é tão diferente disso não... Mas tbm to na vibe de viver cada dia e amar o que estou fazendo ! Posta umas dicas de como ta fazendo tudo dar certo !

    ResponderExcluir
  2. Falou tudo! Vou te contar que infelizmente a Ambiental não é tão diferente disso... Mas tbm to nessa vibe de viver e amar o que faço! Da umas dicas de como tem feito isso dar certo !

    ResponderExcluir
  3. Falou tudo! Vou te contar que infelizmente a Ambiental não é tão diferente disso... Mas tbm to nessa vibe de viver e amar o que faço! Da umas dicas de como tem feito isso dar certo !

    ResponderExcluir

Hey! Obrigada por seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...