terça-feira, 26 de agosto de 2014

As ruínas da Roma Antiga - Colosseo

Dizem que todos os caminhos nos levam à Roma. O ditado provém da sua época de maior glória, quando Roma era a maior cidade do mundo antigo, de onde saía toda a influência e para onde ia toda a riqueza e escravos. É impossível retratar algo dessa história incrível ou mesmo a energia deixada aqui em uma breve página do blog, mas ao se preparar para visitar esse lugar, relembre das suas aulas de história e se prepare: é de tirar o fôlego! Roma é para se conhecer andando pelas ruas, deixe o metrô pros passeios mais distantes, veja pelos olhos dos italianos, garanto que cada pedacinho dela vai te mostrar como é fascinante.

Hoje foi o dia de conhecer as ruínas! Saímos do hotel relativamente tarde para pegar o metrô (linha B - Colosseo) e minha preocupação era com a fila dos ingressos, que pra minha surpresa estava minúscula mesmo dentro do Coliseu, e em 5 minutos estávamos dentro do símbolo máximo do Império Romano.
*O ingresso é válido para o Coliseu+Foro e Palatino e custa 12€ válidos por 2 dias consecutivos, caso a fila esteja grande no Coliseu, vá até o Foro, onde costuma ser bem menor e rápida*



--
Colosseo - Construído por ordem do imperador Vespasiano e inaugurado no primeiro século d.C., a arena recebeu lutas de gladiadores, execuções, confrontos de animais e outros meios de "entretenimento" que resultaram na morte de 9 mil animais e 2 mil homens. Sua arquitetura é dividida em 4 pavimentos, com arquibancadas de mármore (dividas em 3 partes, de acordo com a classe social). Com capacidade para 80 mil pessoas, foram projetadas 80 escadarias de saída, de forma que podia ser evacuado em 3 minutos! O edifício foi construído sobre o lago da casa de Nero e é assim chamado porque foi nesse local que encontraram uma estátua gigante (colosso) do Imperador, mas seu nome é Anfiteatro Flaviano. 


Praça do Coliseu com o colosso de Nero e o Templo de Roma ao fundo













Lá dentro tem uma exposição de maquetes, artigos antiquíssimos, fotografias, pinturas, pedaços de estatuetas, bustos, plantas e desenhos representativos...:






Como boas turistas que somos :D



Das poeiras do Coliseu, onde tantas pessoas foram mortas, presenciamos no silêncio o quanto fomos e somos bárbaros...

--
Entre o Colosseo e a Via Sacra que dá acesso ao Palatino e ao Foro Romano, tem uma piazza com outros monumentos famosos da Roma Antiga: o arco de Constantino e o Templo de Vênus e Roma.
O arco do triunfo foi erigido para comemorar a vitória de Constantino na Batalha da Ponte Mílvio, que está esculpida no monumento. 
O Templo é o mais conhecido da Roma Antiga e foi dedicado às deusas Vênus e Roma, fica localizado na antiga colina de Velia. Media cerca de 35m de altura sem a base e quando começou a construção, Augusto teve que retirar o Colosso de Nero que se localizava na piazza. A célula dedicada à Roma fica voltada para o Tribunal e está bem mais preservada, inclusive com a estátua da deusa. Já a célula voltada para o Colosseu, dedicada à Vênus, está bem depredada restando apenas algumas colunatas paralelas à Via Sacra e uma parte do templo.

Na piazza hoje se encontram muitos vendedores ambulantes, mas ainda é um bonito ponto para as fotografias do conjunto.

Vista do Arco de dentro do Coliseu

Arco de Constantino

Ruínas do Tempo




Para saber mais informações "técnicas" sobre o Colosseoclique aqui !
---
 PS: Minhas fotos são tiradas de uma Nikon P510 e algumas com o Moto X câmera de 10Mp, e a grande maioria não possui filtro nenhum (só em algumas poucas que eu apareço e tento mexer na saturação, mas só). Sou fã de fotografia e gosto de ver os resultados como eles saem da máquina, aproveitando o máximo que ela pode me oferecer!

3 comentários:

  1. Joguei muita bola ae nesse estádio ... Conheço tudo heheheh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir

Hey! Obrigada por seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...