segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Oktoberfest München

Final de semana passado eu fui (junto com os 100 CsF de Torino) para o maior festival de cerveja do mundo, em Munique! Fechamos 5 (ou 6) ônibus, fomos -dormindo- para o evento e chegamos às 6h da manhã morreeeeendo de frio, debaixo de uma névoa que deixou o parque com um aspecto sombrio e com tudo fechado ainda! Teve coisa ruim, mas teve muito mais coisa boa, nosso bate e volta valeu demais a pena, deixou história pra contar e gostinho de quero mais!

Eu bobona saí tão depressa de casa que deixei minha máquina pra trás, então fiz um apanhado nas fotos da galera e deu esse tantão aí. Divirtam-se e fiquem com vontade, hahaha:

 

História e localização da festa
 A alegria dos ubriache  começou em 1810 com uma festança de casamento de um príncipe e uma princesa que oferecem aos seus convidados comidas e bebidas típicas da Baviera, dentre elas a cerveja. A festa só teve pausas durante as guerras e epidemias, e são quase 200 anos de cervejada!
Apesar de se chamar oktoberfest, a festa acontece em meados de setembro pelo clima ser "mais agradável" e chover menos. Mas eu passei o dia mais frio da minha vida. 
Fica localizado na região central de Munique (Theresienwiesen) e é um parque aberto de 310 mil metros quadrados chamado de Wiesn. O acesso é livre, só controlado dentro das barracas, e tem todo tipo de ser: turistas de todas as idades, senhoras e senhores, crianças, cachorros...

Começando pelo comecinho, eu e as meninas de casa resolvemos criar nosso figurino ao invés de comprar o Dirndl e até que saímos bonitas! Quase todo mundo lá usa a fantasia e é bacana a experiência, mas não é regra e quem não quiser, vai ser feliz do mesmo jeito!

1)Tara, eu, Ka (acima), Fer e Carol; 2) Busão n° 2 bombou!

Horário de abertura e lugar na mesa
Chegamos na festa de madrugada, tava um friozinho esperado para aquele horário, e como é um parque de diversões e estava vazio com aquela névoa, deu a impressão que estávamos entrando num filme de terror. Mas nem deu pra curtir nada na chegada, porque o objetivo era conseguir um lugar nos 105 mil disponíveis (tá certo isso, produção?) e a fila era grande. Você pode reservar a mesa com antecedência, mas quem faz mais isso são famílias alemãs mesmo, o "povão" vai cedo -e na sorte- e literalmente se mata corre pra conseguir se sentar. Mas porque sentar-se? Porque de pé você não bebe /: Lá tem que estar sentadinho no seu devido lugar e esperar a garçonete vir te servir, seja comida ou cerveja. 
A bebedeira começa às 10h da manhã e as tendas fecham 23:30h, e em final de semana começa às 9h! Mas, as 16h as mesas são "esvaziadas" para o pessoal que não conseguiu entrar conseguir seu lugar ao Sol.
 
1) Minha primeira visão do parque; 2)Fila às 7 horas da manhã na barraca da HB (famosa para turistas)

 
1) Tara, Fer, Ka, Bruno, Julia, Núbia e eu felizes por estarmos na fila; 2) Vídeo do tumulto da entrada

Tipos de cerveja e quanto custa
Não dá muito pra apreciar a tenda quando você entra (ou é entrado) porque se não correr, dança e fica sem lugar, mas conseguimos nossa mesinha o/ Aí deu pra parar e ver a loucura do povo correndo atrás de lugar, beleza da decoração e o tamanho da tenda! Escolhemos a HB porque era a que tinha maior teor alcoólico e boatos que ia mais turista do que família, e realmente encontramos muito turista (e muitos brasileiros perdidos por lá).
Apenas seis cervejarias participam da Oktoberfest e um dos pré requisitos é ter sede em Munique: Augustiner, Hacker Pschorr, Höfbrau, Löwenbräu, Paulaner e Spaten. Pesquisa qual é do seu interesse antes e corra pro abraço assim que chegar! Essas cervejas são preparadas exclusivamente pra festa.
Geralmente o preço é 10€ mas muda inclusive dentro da tenda, teve gente que pagou 11€ ou 12€,mas eu não sei o critério. É um litro por caneca, que se chama Maßkrug, é mais quente que a nossa skolzinha, e obviamente, mais forte.
1) Nossa mesinha comemorando; 2) Eu a Fer e nossas quatro Maßkrug
 
Fotos por: Carolina Veloso

 
1) Vídeo da correria pra conseguir uma mesa; 2) A boa.

Comer, comer ♫
Ah, a culinária bávara! Eu que sou uma cliente assídua do Bar do Alemão em Curitiba mal esperava pra conseguir comer um Einsbein legítimo! Uma delícia! Mas não é só de joelho de porco que os alemães vivem, você pode comer codorninhas, tortas de maçã, salsichão, pretzels e tem ainda os Bretzel, que são aparentemente uns pães de mel que servem como um correio elegante com mensagens escritas pro seu amor... Fora das barracas tem mais coisas: cachorro quente, doces diversos, batata frita, sanduíches, carnes... E pra beber tem refri, água e eu não reparei se tinha outra coisa. Mas cuidado na água: elas custam caro (paguei 4,50€) e você pega uma ficha junto, depois que bebe, você devolve a garrafa com a ficha e eles te devolvem 1€, uma forma cara bonita de ser mais sustentável! (;

 
 
   
1) Tenda; 2) Pretzel na decoração; 3) Meu Einsbein com purê de batata; 4) Pretzel salgado; 5) Algo que eu chamo de Pretzel doce; 6) Bretzel do amor. Fotos de Carolina Veloso.

O parque
 
 
1, 2 e 3) Fotos de Carolina Veloso. 4) Beto e Lucas se divertindo.

E fotos da galera, do parque, mais foto das cervejas... 

 1) Gabi arrasando 2) Eu gnoma 3) Uma aleatória bonita 4)Eu (?). Fotos de Carolina Veloso

 1) Euzinha 2) Gabi, Fer, eu e a Carol 3) Brasil 4) Barraquinha de comida. Fotos 1, 2 e 3 por Carolina Veloso.

 
 
1) Cerveja 2) Banda típica 3) Cerveja 4) Códigos

   
1) Sabrina, Carol, Sander, Gabi e eu; 2) Sander, Fer e eu
*Sander: obrigada por deixar eu roubar sua máquina por alguns minutos!

 
 

 Parque, barraquinhas, amigos, eu mesma, e a última pra mostrar que realmente eu estava com muito frio!!

Qual foi a parte ruim?
A festa só deixou a desejar em um quesito: educação dos alemães! As garçonetes te empurram, os seguranças te empurram, te chutam, se você não desvia das bandejas eles te acertam mesmo, ninguém pede licença e não conversa com ninguém. Uma amiga minha foi expulsa da mesa e teve que sair da festa e até agora não sabemos exatamente porquê, mas entendeu-se que a mesa estava reservada e todos que estavam ali tiveram que sair, porém não foi nada delicado e tiraram eles da tenda! Ela foi expulsa às 11h e só conseguiu entrar de novo às 16h sem ter feito absolutamente nada. Eu mesma quase levei na cabeça por estar com a bandeira do Brasil na mesa. Um segurança arrancou a peruca de um amigo e pisou nela. E posso contar mil mini historinhas de grosseria e violência gratuita por parte da segurança/classe trabalhadora da festa. Mas tirando isso e o frio, nada a reclamar!

 
Luzes da Oktober vista do estacionamento na volta pra casa: eram 23h e esse clarão, de tão densa que era a névoa!
Por Carolina Veloso 

Fontes:

---
 PS: Minhas fotos são tiradas de uma Nikon P510, uma Canon 1200D e algumas com o Moto X câmera de 10Mp, e a grande maioria não possui filtro nenhum (só em algumas poucas que eu apareço e tento mexer na saturação, mas só). Sou fã de fotografia e gosto de ver os resultados como eles saem da máquina, aproveitando o máximo que ela pode me oferecer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hey! Obrigada por seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...