segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Bella Venezia

Visitei a cidade mais romântica do mundo para ver a Bienal de Arquitetura no começo de novembro (conto tudo num post só pra ela) com alguns amigos e me encantei! Veneza é única e diferente de tudo que já vi na vida... Seus becos, as pontes, as gôndolas, a arquitetura, a história milenar, a água, as milhões de lojinhas, as máscaras... Não tem como não se encantar! Ficamos três dias na ilha e nos perdemos os três dias (não adianta muito o mapa minúsculo pra uma cidade relativamente grande e confusa) o que foi incrível, pois acho que a graça de lá é justamente essa, descobrir surpresas no meio do caminho, sentir como a cidade pulsa pelas ruelas e não somente pelo canal desse labirinto tão singular.

História
Veneza foi formada por diversas ilhas a noroeste do Mar Adriático e foi refúgio de habitantes das cidades próximas durante invasões na Europa. Foi de grande importância pelo Arsenal, o mercado rico de influência mundial e se tornou uma potência comercial no século X, expandindo pelo Mediterrâneo. Foi preservada mesmo passando por guerras que destruíram tantas outras e hoje é patrimônio da UNESCO, um museu a céu aberto de valor incalculável (assim como Roma) onde se encontram os maiores especialistas em afrescos, mosaicos e arquitetura. Seus maiores inimigos, porém, é a água que avança cada vez mais, e a quantidade de turistas, considerada por muitos maior do que a ilha pode suportar.


Dividimos nossa viagem assim: um dia só para a Bienal, dois para a Ilha e um para Burano e Murano. Nos dois dias conseguimos ver de tudo na ilha a pé, mas se pudesse ficaria mais dias para ne perder mais, com certeza. Nos hospedamos em Veneza Mestre, que é o continente (e que não tem nada) e passávamos o dia batendo perna na ilha. Mal descemos do ônibus, já dava pra perceber o que é a cidade: um mercadão a céu aberto no meio de ruelas e canais.

 
 

Nosso objetivo do primeiro dia era chegar na Bienal, mas fomos andando seguindo o grande "S", nos encantando com as barraquinhas, as máscaras, o pessoal falando italiano, o sol batendo na água e o reflexo dos prédios e das pontes... Acabamos chegando no fim do dia na tão conhecida Piazza San Marco e resolvemos só comer alguma coisa e voltar pro hostel.

   

Piazza San Marco
É uma das praças mais conhecidas do mundo e a atração principal de Veneza, e é nela que estão as "atrações" arquitetônicas: a grandiosa Basílica de São Marcos e seus tesouros, o Palácio dos Doges, a Torre do Campanário (a melhor vista de Veneza) e a do Relógio, o Museu Correr, a Biblioteca Marciana, a ponte dos Suspiros e o Café Florian. Hoje é onde tudo acontece de importante na cidade, inclusive o carnaval, famoso pela riqueza de detalhes nas fantasias e máscaras.
Para saber sobre a história da Praça, clique aqui!

   
 
 

Não consegui selecionar poucas fotos, então...

 
1. Veneza posando pros artistas 2. Não comprei nenhuma máscara porque comi demais e não tinha dinheiro, mas esse foi o tipo delas que eu mais gostei, quase um bordado *-*

 
1. Um quintal encontrado em algum lugar  2. Me dei finalmente chapéis que eu tanto queria!

 
Ponte do Calatrava - aquela que foi feita com piso de vidro e que todo mundo escorregava! Leia aqui

 
 
Em nenhum momento sentimos o fedor das águas, mas nas ilhas ao redor era meio fedidinho sim

 
 


Beijos!

---
 PS: Minhas fotos são tiradas de uma Nikon P510, uma Canon 1200D e algumas com o Moto X câmera de 10Mp, e a grande maioria não possui filtro nenhum (só em algumas poucas que eu apareço e tento mexer na saturação, mas só). Sou fã de fotografia e gosto de ver os resultados como eles saem da máquina, aproveitando o máximo que ela pode me oferecer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hey! Obrigada por seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...