terça-feira, 31 de março de 2015

Eurotrip 4/4 - Budapeste

Nossos 21 dias de viagem estão chegando ao fim, e fechamos com chave de ouro! A pérola do Danúbio foi o destino que eu mais gostei, dentre os quatro que fomos desta vez... Chegamos na Hungria de trem, relativamente mortos de cansaço e eu pelo menos, com as expectativas baixas para não ser como Praga. Ficamos quatro dias bem divididos entre os passeios e as longas dormidas na casa de amigos que ficamos hospedados.

Localizada na Europa Central, é dividida pelo rio Danúbio em Buda e Peste, duas antigas cidades que hoje são ligadas por belas pontes, e não importando de qual ângulo você esteja não tenha dúvida que terá belas vistas panorâmicas! Existem registros da região desde o Paleolítico, e por mais estranho que pareça, quem fundou a primeira cidade foram os romanos e foi invadida por muitos povos diferentes até chegar nos Magiares, no século IX, quando o rei construiu o Castelo na colina de Buda. A cidade só foi ligada no império Austro-Húngaro e a Ponte das Correntes simboliza o momento. Os próximos capítulos da história da cidade não são tão gloriosos, se associaram à Alemanha na II Guerra, e ainda foram invadidos pela Rússia e submetidos ao comunismo. 
Hoje não é um destino tão procurado quanto as outras pérolas do Leste Europeu, tem sua moeda desvalorizada, o comércio não tem tanta força desde o comunismo, possui grandes diferenças sociais e econômicas perceptíveis caminhando nas ruas... Mas é uma cidade de muita luz, edifícios históricos -e bem cuidados- telhados coloridos, e esse contraste apaixona!

Dividimos os passeios conforme a cidade: um dia para Buda, um dia para Peste e no terceiro fomos para a Citadella, que fica em Buda, porém mais afastada do complexo do castelo. 
No primeiro lado, para chegar no complexo do Castelo que fica 170m acima do rio é preciso dar uma caminhadinha íngreme (ou subir de funicular), mas quando chega lá em cima e tem a vista do Parlamento você esquece a dor na perna. Lá tem o Palácio Real, a Cidade Velha, o Bastião dos Pescadores e a Igreja colorida de Mátyás. No segundo, além do Parlamento, tem o Parque da Cidade, a Praça dos Heróis, a cultural Av. Andrássy, Basílica de São Estevão e a dinâmica Rua Váci. E pro último dia deixamos a colina Gellért, com a melhor da cidade porque permite ver os dois lados, além de todas as pontes, mas lembra que eu falei da dor na perna? Aqui ela é um pouco mais intensa, ta?
Abaixo eu descrevo tudo que esses pontos tem a mostrar (:




1) Buda

Castelo
A cidade de Buda foi construída ao redor do castelo que hoje não é residência e abriga o Palácio Real, a Biblioteca, Galeria Nacional, e o Museu de História de Budapeste, possui jardins e pátios medievais com passagens liberadas. Ainda no bairro, a Igreja Mátyás do século XII com telhados coloridos, que são típicos da região, (a entrada é 900 huf) foi a principal igreja da época medieval . E na frente, meu lugar preferido da cidade, o Bastião dos Pescadores! É um mirante com sete torres que homenageiam as tribos magiares, todo delicado e com a vista linda. 
Para mais informações sobre os museus, que eu não entrei, o Meus Roteiros de Viagem explicam aqui.




 



2) Peste

Parlamento
Era considerado um dos maiores parlamentos do mundo quando foi inaugurado em 1902, seu estilo neogótico permite que ele brilhe ainda mais e é um dos principais símbolos da cidade. Sua melhor vista é do outro lado do Danúbio, mas de perto tem o privilégio dos detalhes. Sua fachada foi trabalhada na simetria, contém 27 entrada e 700 salas no interior repletos de ouro, paredes de mármore e obras de arte e joias reais na decoração. A grande cúpula além de bonita, é interessante porque tem muitos significados: tem 96m de altura, homenagem ao ano da fundação da Hungria (896) e é sustentada por 16 pilares que representa 16 reis do país. É possível visita-lo em horários de acordo com o idioma e os ingressos devem ser comprados de manhã porque se esgotam fácil, são utilizados no mesmo dia, e custam 3400 huf para estrangeiros. Outra coisa legal e gratuita que dá pra fazer lá é assistir a troca de guarda, eles ficam se apresentando no meio da praça, aí no final deixam você tirar foto com os guardas e tudo mais (:


 

Basílica São Estevão
É a igreja mais importante e maior da Hungria, seu nome é devido ao primeiro rei húngaro que se tornou santo depois da morte. Sua cúpula também tem 96m e pode ser vista da cidade toda. Seu interior é bem rico em detalhes e tem uma coleção de joias religiosas. Dá para entrar gratuitamente, mas tem um ingresso de 1600huf para subir nas torres ou na cúpula.


 
1) Memorial em homenagem aos mortos a tiros pelos soldados da  Cruz da Ferro (com os mesmos pensamentos nazis da Alemanha) em 1944-1945. 2) Vista do lado Peste

Praça dos Heróis
A praça foi construída para ser o local de celebrações do milênio em 1896, e foi em 896 que os magiares chegaram na região. No centro há um obelisco de 36m de altura com o arcanjo Gabriel no topo e na base, sete estátuas com os chefes das tribos magiares (as mesmas do Bastião dos Pescadores). Atrás tem dois paredões com estátuas dos principais personagens da história do país.
Simetricamente entre o centro, há o Palácio das Artes do lado direito e o Museu das Belas Artes do lado esquerdo.



Parque da Cidade
É logo atrás da Praça dos Heróis, uma grande área verde na cidade com um zoológico, termas, o castelo Vajdahunyad, que deixa o lago congelado no inverno para abrir uma pista de patinação. 


 


 

3) Citadella
Na colina de Géllert é possível ter a melhor vista da cidade dos seus 235m de altura. Ainda na parte de baixo, próxima a ponte da liberdade, tem a Igreja de Pedra que cobra a entrada, mas mesmo de fora é possível apreciar sua beleza singular esculpida nas pedras. Para chegar no topo há um caminho por entre os jardins e quando chegar na fortaleza, além de apreciar a vista ao seu redor dá pra visitar as lojinhas de souvenir e o museu, com entrada paga.






Mais fotos:

Desculpa Mrs. Desconhecida, mas achei demais, haha

Pátio do Parlamento

 



Cidade das estátuas

Goulash no pão


Não deixe de experimentar esse doce, saudades


E assim terminamos nossa viagem de final de ano. Aos gordinhos do meu coração, obrigada pelos 21 dias de músicas, bonecos de neve, BKs, caminhadas longuíssimas, noites mal dormidas no chão de rodoviárias, dinheiro contado, palhaçadas e butterbretzels que nos renderam histórias pra vida e que nunca serão contadas aos nossos filhos, hahaha! <3

Beijos!

---
 PS: Minhas fotos são tiradas de uma Nikon P510 e algumas com o Moto X câmera de 10Mp, e a grande maioria não possui filtro nenhum (só em algumas poucas que eu apareço e tento mexer na saturação, mas só). Sou fã de fotografia e gosto de ver os resultados como eles saem da máquina, aproveitando o máximo que ela pode me oferecer! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hey! Obrigada por seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...