terça-feira, 22 de setembro de 2015

Toscanada - terceiro dia: girassóis

Oi gente! Estamos na metade já e no terceiro dia visitamos a cidade que deu origem a esse roteiro: Torgiano! É uma cidade que não tem quase nada, mas é a sede do maior museu de vinho da Itália e foi o único lugar que eu comi polenta nesse um ano de terras italianas, então imagina o quão especial ele é pra mim ... gordinha feelings


Depois fizemos paradas em várias cidadezinhas localizadas abaixo de Siena: Montepulciano, Monticchiello, Montalcino e Monteciano, todas são medievais, todas são no topo de morros para se ter visão privilegiada, todas tem fortalezas e todas são lindas! Esse dia da viagem me encantou demais, cada detalhe, o cuidado, a calma, a natureza, a qualidade de vida... Não é a toa que é a roça mais famosa e desejada do mundo!


E no meio dessas cidades-encanto passamos pelas paisagens comuns da região: ciprestes, oliveiras, vinhedos e girassóis! Eu descobri há pouco tempo que gosto de flores e ainda bem que nessa viagem eu já sabia, porque me apaixono só de olhar pras fotos, imagina estando lá. Parecia uma criança com brinquedo novo na frente.



Bora lá?

Torgiano

Torgiano se localiza na Umbria, tem só 37km² mas é muito conhecida graças a família Lungarotti que além do vinhedo e cantina, construiu também um Museu do Vinho. O Museu foi classificado pelo New York Times como o maior e mais qualificado da Itália dentro do seu tema, conta com um grande acervo de documentos e objetos históricos, instrumentos técnicos, gravuras de diferentes épocas desde o século XVII, itens de artesanato especializado e outras obras mostrando a arte da viticultura, da enologia e conta toda a parte artística, folclórica e bibliográfica do vinho. É um ótimo lugar para "perder" umas 2 horas imersando na história e armazenamento do vinho através da arte e literatura. Achei muito interessante (e diferente) a forma da exposição, não apenas deixando ali para ser visto, mas explicando o papel do vinho dentro da cultura local e mundial.





Pagamos 4€ (ingresso para estudantes "italianos") com direito a áudio guide, degustação e ingresso no Museu do Óleo e Azeite de Oliva, da mesma família e que fica bem próximo. Acabamos não visitando o segundo museu pelo tempo, mas li boas indicações do lugar. O site do museu é www.lungarotti.it e por ele já dá pra ter uma boa ideia do que esperar de lá.



La bella polenta si mangia così



Girassóis

Muita gente me perguntou onde encontrar os campos de girassóis, mas na verdade eles estão por toda parte... Minha dica pra encontrá-los é viajar de carro e prestar atenção na época de floração.
Mas tivemos um problema, não só para ver as flores, como qualquer outra paisagem na Toscana: falta de acostamento. Passamos por vários campos e não pudemos parar, inclusive este das fotos não foi o mas bonito, muitas já estavam murchinhas, mas foi o que tinha um cantinho pra deixar o carro.
Dentro do nosso roteiro encontramos no caminho de Siena para Arezzo, vários entre as cidades desse terceiro dia, entre Volterra e San Gimignano e algum outro na região do Chianti próximo a Siena, mas não tem uma localização exata... se for na época certa de floração vai encontrar algum com certeza!



A melhor época de floração é entre o fim de junho e começo de julho, mas não quer dizer que não encontrará algum fora de época, até agosto eles ainda estão dando o ar da graça. Achei essa imagem que explica bem o ciclo de vida das flores e nós fomos na época exata, foi lindo de se ver, mesmo que de dentro do carro ou melhor: do topo das colinas, observando a extensão amarela até encontrar algum cipreste ou vinhedo...




Época de floração

Montecchiello

Sinceramente, eu não estava dando nada por esse lugar porque não estava encontrando quase nada a respeito de lá, mas ainda bem que resolvemos subir. Montecchiello é uma vila quase que rural de Pienza, é difícil até encontrar placas indicativas para chegar lá e o acesso é por uma estrada de terra na região famosa pela produção do queijo Pecorino e o vinho Brunello. O lugar é do século X e passou pelo controle de Siena e de Florença várias vezes, virando palco de algumas batalhas que infelizmente destruíram parte da sua fortaleza.




Minha casa desejada




Acho que em 20 minutos é possível conhecer toda a vilazinha, mas ficamos quase uma hora por lá. Me apaixonei por uma casinha, quis ligar pra saber o preço de outra, parava pra ver todos os canteiros de flores que via pela frente e ficamos olhando a vista privilegiada do Val d'Orcia e invejando a vida dos pouquíssimos habitantes... Ela é a mais encantadora de todas as cidades que visitei, recomendo demais!







Paisagens

No meio da estrada pegamos o começo do dia ainda com aquela névoazinha, o sol forte do meio de tarde e o brilho alaranjada do sol no fim do dia, que deixa qualquer foto incrível...











E aí? Gostaram? Conta pra gente (;


Beijos!

---
 PS: Minhas fotos são tiradas de uma Nikon P510 e algumas com o Moto X câmera de 10Mp, e a grande maioria não possui filtro nenhum. Sou fã de fotografia e gosto de ver os resultados como eles saem da máquina, aproveitando o máximo que ela pode me oferecer! 
PS 2: Agora divido, além dos meus dias, também minha máquina com o Oliver, que tira fotos incríveis e eu não posso deixar a parceria de fora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hey! Obrigada por seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...