quinta-feira, 21 de julho de 2016

Dica de carioca: praia do Joá!

Curtir o calor do Rio na praia, sem muvuca, com um mar azul clarinho, e sem nada de sujeira existe: A praia da Joatinga!!! Um pedacinho de paraíso quase que exclusivo, de acesso mais difícil que o comum das outras praias cariocas, mas que vale muito a pena!

Vista do alto, ainda nem se vê a praia

A praia do Joá fica no bairro da Joatinga, entre a Barra e São Conrado, bem no limite da Zona Sul. É um bairro pequenininho pois é delimitado por um paredão rochoso e o marzão, além de ser super tranquilo. 
Para chegar é um pouquinho complicado por ser diferente, não por ser impossível ou quase inacessível... Acontece que ela é uma "praia particular" de um condomínio fechado, porém não existe praia particular por lei, então ela fica escondida e tem que andar um pouquinho para conhecê-la.
De ônibus (linhas 556 e 557): deixe o endereço pronto no Maps que não terá erro: Estrada do Joá, n° 2729, é a entrada do condomínio, e o ponto fica numa curva, quase na frente. Mas se não estiver com celular, peça para avisarem o ponto do Clube Costa Brava, ou "acesso para praia", que com certeza saberão informar. Nós fomos de ônibus e foi tranquilo, apesar de ser uma viagem longuinha, saindo de Copa. 
De carro: o acesso é pela Estrada do Joá, mas não precisa entrar no condomínio, só tem que atentar em qual entrada se dá o acesso, seja pela Barra ou por São Conrado. Se for de carro, chegue mais cedo pois a praia é pequena e o número de vagas é limitado também!

Atenção: Antes de sair de casa, procure saber como está a maré, pois só tem 300m de extensão de areia, então com a maré alta não tem praia! Porém quando tem... são poucos metros de areia branca e fininha, sem nada de intervenções. O pessoal frequentador deixa placas pedindo pros visitantes cuidarem de lá, recolher o lixo, manter o mais natural possível, e a galera respeita! Não vi nenhum lixo quando chegamos e nem quando estava mais lotada. 

  


A primeira vista já é maravilhosa, mas conforme fomos descendo a "trilha" (que na verdade é o caminho nas pedras, nada complicado porém é escorregadio) eu queria parar em cada mirante e ficar lá por horas porque cada ângulo parecia mais incrível que o outro. E da praia não dá pra ver a cor da água tão nítida quanto do alto, né? Então são momentos bem aproveitados lá em cima também. Ah, celular não pega bem próximo da praia, talvez seja um sinal da Natureza para largar as redes sociais e viver aquele lugar de verdade (;

Praia quando chegamos: quase vazia



Uma coisa que eu achei muito bacana, mas que pode incomodar outras pessoas, é que lá é permitido que os cachorros aproveitem o dia também. Eu acho mais que justo eles brincarem com seus donos e se refrescarem na água do que só o ser humano curtir o lado bom da vida e os dogs ficarem no apê com ar condicionado (ou pior, muitas vezes sem), fiquei muito tempo observando a energia e alegria deles!

O público da Joá é jovem e principalmente de surfistas que ficam horas naquela água gelada (é muuito gelada), e outros esportes na areia, que ao contrário de praias mais movimentadas, não tem horário para acontecer. Por ser mais exclusiva, é destino queridinho de alguns artistas que procuram um pouco mais de privacidade, mas eu não encontrei (ou não reparei) em nenhum quando fui.

Surfistas

Infra: no verão tem uma ou duas barracas alugando cadeiras e guarda sois, mas fora de temporada não é comum, e é interessante levar porque não pega muita sombra de manhã (e a tarde pega demais até) e é sol carioca né, torra. 

Não deixem de conhecer se tiverem oportunidade, é um passeio certeiro, diferente dos clichês, é só goodvibes! Um beijo!


Praia lotada


---
 PS: Minhas fotos foram tiradas com o Moto X câmera de 10Mp, e não possuem filtro nenhum. Sou fã de fotografia e gosto de ver os resultados como eles saem da máquina, aproveitando o máximo que ela pode me oferecer! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hey! Obrigada por seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...