quarta-feira, 29 de março de 2017

Visto Americano - procedimentos

Oi!
Tirar visto é sempre um momento de tensão, sempre passa a possibilidade de todo o planejamento ir por água abaixo por conta do visto negado, e acho que para os Estados Unidos é mais "temido" ainda pelo procedimento demorado e burocrático. Vou tentar explicar resumidamente cada uma das etapas e linkar as melhores explicações mais detalhadas!

1) Primeiro de tudo, é necessário preencher o formulário DS-160, seja qual for o tipo de visto que irá ser solicitado, desde que seja não - imigrante. O site é esse aqui, preste muita atenção em todas as etapas desse formulário, não é difícil mas por ser extenso, alguma coisinha pode passar batida.
São várias etapas de preenchimento, uma revisão dos campos preenchidos e por fim sai um pdf com código de barras que deve ser levado consigo no dia do agendamento no CASV -  Centro de Atendimento de Solicitante ao Visto.
*Esse site explica detalhadamente cada etapa do formulário, se segui-lo não tem erro.
1.1) Tipos de visto:
A1/A2: funcionários do governo ou diplomatas
A3: para empregadas domésticas
B1: negócios, para quem vai participar de evento
B2: turismo ou tratamento médico
C1: viajantes em conexão nos eua
C1/D: tripulantes de avião e navio em conexão nos eua
E: investidores/comerciantes
F1: estudantes vocacionais ou acadêmicos
H: trabalhos temporários e estágios
I : jornalistas e pessoal da mídia
J: intercâmbio
K: noiva/o de cidadãos americanos
L: trabalhadores temporários que foram transferidos
O/P: atletas, habilidades em ciências ou artes
Q: intercâmbio cultural
R: religiosos

2) Com o formulário preenchido, deverá dar início ao agendamento do CASV e do Consulado. O site é esse aqui, e você deve primeiro fazer um cadastro e depois acessar com sua nova conta. Nesse site será gerado o boleto/pagamento em cartão de crédito da taxa do visto, e com o pagamento aprovado é possível fazer o agendamento nos estabelecimentos.
A grande pegadinha é aqui: você deve se apresentar primeiro no CASV, onde vão coletar as informações biométricas, e só depois (geralmente no dia seguinte) ir no consulado, onde se dá a entrevista de fato. Porém, para realizar o agendamento, aparece primeiro o consulado e depois o casv, você deve colocar o CASV sempre um dia antes do que colocou no consulado! Exemplo: se marcar o consulado dia 21/03/17, marque o CASV no dia 20/03/17. É necessário levar as páginas do agendamento impressas, assim como o passaporte válido, a confirmação do formulário DS-160, e a documentação referente ao seu tipo de visto (que sai no pdf da confirmação do agendamento).
*Aquele mesmo site explica como fazer o pagamento da taxa aqui e como agendar as visitas aqui.
2.2) Taxas do visto:
A1/A2, A3 = sem taxa
B1, B2, C, D, F, J, I, M = U$160,00
H, L, O, P, Q, R= U$190,00
E = U$205,00
K = U$240,00

Até aqui eu já tinha errado uma vez: eu selecionei sem querer Brasília como posto consular no início do DS-160 e agendei para São Paulo no outro site, e só percebi dois dias antes da entrevista. Óbvio que o medo de ter perdido os R$500 de taxa e ter que reagendar para alguma data muito pra frente me deixou relativamente em pânico. Mas calma, se acontecer com você também, é só refazer o formulário DS-160, cancelar e refazer o agendamento com o novo número do DS-160. Eu tive sorte de conseguir pro mesmo dia que tinha marcado anteriormente, mas fica aí a dica para prestar muita atenção e revisar mais de uma vez todo o formulário, por mais chato que seja. 

3) A ida ao CASV: meu horário era 7:15h e o lugar abriu logo que chegamos e no meu caso foi muito rápido, 7:40h a gente já estava indo embora. No CASV eles só fazem a biometria e tiram a foto do visto, precisa levar apenas a confirmação do DS 160, as folhas do agendamento e o passaporte.
3.1) Assim que chegamos fomos abordados por umas mulheres com crachá do ponto consular, mas o CASV não tem funcionários atendendo fora do edifício, logo não se responsabiliza por nenhum dano que a pessoa pode sofrer ao entregar algum documento, pagar por algum serviço, etc.
3.2) Logo ao lado tem uma lan house e estacionamento e eles cobram muuito caro porque são os únicos próximos que imprimem ou tem computadores disponíveis. Indico fortemente a levar tudo já impresso certinho!

4) Por fim a ida no consulado, que eu achei que seria terrível, foi super tranquila!  É um edifício bem bonito no meio do nada, mas as entrevistas e atendimentos são todos em guichês num galpão, bem diferente do que estava esperando... Chegamos 7:45h, nosso horário 8:10h, tinha umas filas enormes e achei que ficaríamos nelas já que avisam várias vezes para não chegar adiantado, porém fomos encaminhados pra fila mais curta e rápida. A ordem dos nossos nomes estava errado* e tivemos que corrigir numa outra fila antes de ir pra entrevista, e tudo isso demorou 40 minutos no total, muuito rápido!
A entrevista, para mim, foi menos de 1 minuto: a única pergunta que fizeram foi se eu já tinha saído do Brasil, não olharam meu passaporte, meus documentos, nada... Já a entrevista do meu amigo foi mais tensa, fizeram muitas perguntas até sobre o pai dele, além da grosseria gratuita, mas no fim também foi aprovado.
4.1) A negação do visto, o principal motivo de tensão nesse processo, tem alguns motivos listados, porém ela é arbitrária, depende do agente que te atender no guichê. Os principais motivos são: não conseguir provar quem vai pagar a viagem, não provar vínculos aqui no Brasil, mentir ou errar no formulário, pessoas com perfil inelegível (portadores de doenças infectocontagiosas, condenados de crimes, envolvimento com terrorismo, e outros que possam ser prejudiciais à segurança nacional) e má conduta na entrevista, nervosismo, não saber responder as perguntas de forma clara e precisa pode ser considerado "suspeito" pelo agente.
Caso seja negado por não convencer os vínculos ou custeio da viagem, o requerente pode pedir uma nova tentativa e começa o processo do zero, inclusive pagando nova taxa e realizando um novo agendamento. Já se foi negado pela falta de documentos comprobatórios, é só enviar o que falta dentro do prazo e não precisa pagar nada a mais.
4.2) Não pode levar nenhum aparelho para o consulado, nem mesmo entrar com ele desligado, e já me disseram que até chave do carro foi barrada. Eu não vi lugar nenhum pra deixar no próprio consulado, então não arriscaria levar nada a ter que pagar um guarda volumes sei lá onde por um preço altíssimo.
*O jeito certo de escrever o nome é:
-se seu nome for Maria Santos Araújo: Santos Araújo, Maria.
-se seu nome for Carmem Maria Santos Araújo: Santos Araújo, Carmem Maria.
No formulário tem exemplos de como escrever e não é desse jeito! E não fomos apenas nós quem erramos, tinham várias pessoas na mesma fila que a gente... 

5) A chegada do visto: lá no consulado diz que chega em 10 dias úteis e para não entrar em contato com perguntas e dúvidas sobre a chegada antes desse prazo. Incrivelmente o nosso estava em Curitiba dois dias depois! Mas eu que sou sortuda, passei ainda pelo erro "objeto mal encaminhado" dos correios, mas chegou no dia seguinte!

Espero que esse post ajude nesse processo, que não é tão complicado nem tenebroso mas que tem uma má fama muito grande e exige muita atenção!
Um beijo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hey! Obrigada por seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...