domingo, 6 de agosto de 2017

New born puppie

Oi!
Os dogs amados da minha mãe cruzaram e agora estamos com 7 cachorrinhos em casa para alegrar a vida! Hoje eles estão fazendo uma semana e para comemorar um tentei fazer um ensaio new born com eles, e achei um amor o resultado. Vamos ver se consigo fazer outros nas próximas semanas, até cada um ir para seu novo lar 

Os papais


Como tudo aconteceu

A Axl engravidou do Ludy com apenas 7 meses, enquanto ele tinha 1 ano e 3 meses. Foi um susto, porque achamos que ela estava no cio uns dois meses antes e cuidamos para que nada acontecesse... Mas acabou rolando. O susto foi por ser o primeiro cio dela, poder ter complicações no parto, não conseguir cuidar dos filhotinhos quando nascesse e também porque ela não era madura nem emocionalmente nem fisicamente. 

 
Axl e Ludy quando estavam peludos

Como foi a gestação

A Axl nem se deu conta que estava gravidinha, não mudou em nada seus hábitos comuns de pular, correr, se jogar, ser extremamente carinhosa e comer que nem louca. Só mesmo quando a barriga estava muito grande é que ela passou a ter dificuldades de correr, de subir no sofá, etc, mas não a impedia de tentar.
O período de gestação das shitzu variam entre 58 e 65 dias, e é possível ver quantos bebês estão sendo gestacionados a partir do 22° dia, por ultrassom ou raio-x. Saber quantos filhotes a cadela está gerando é importante para preparar qual tipo de parto e para ficar atento no nascimento se algum não ficou preso. A Axl só fez um ultrassom e aparecerem três bebês, mas no fim da gestação estávamos esperando quatro, pelo tamanho da barriga dela!


Nossa bolinha, nem estava na semana do nascimento ainda

Como foi o parto

Eu tinha lido muito sobre como ajudar no parto, visto vários vídeos e procurado informações dos sinais que a mãe dá quando chega a hora, pela preocupação com o bem estar da nossa cachorrinha.
Dos principais sinais: sai um tampão delas, igual em mamães humanas, mas não vimos/percebemos ele; perda de apetite, ela parou de querer comer umas 24h antes; estava bastante inquieta e desconfortável e não conseguia dormir; até que achou um lugar pro "ninho" que era num canto embaixo da cama e começou a rosnar pro Ludy quando ele chegava perto, isso tudo no domingo de noite. Ela passou a madrugada inteira andando na casa toda, e eu atrás cuidando, haha.
Umas 6h ela subiu na minha cama e dormiu. Perto das 7h eu comecei a sentir as contrações dela, e lá pelas 8h ficou bem mais forte. Acordei minha mãe, forramos a cama e 8:39h nasceu a primeira bebê. O segundo nasceu às 9:38h, o terceiro foi às 9:51h e o quarto às 10:29h, que já veio na dúvida né. Tiramos ela daquela bagunça, arrumamos cobertinha nova e tudo mais, e de repente saiu a quinta, às 10:55h, que definitivamente não esperávamos.
A Axl foi ótima, fez tudo certinho! Tirou do saco amniótico, cortou o cordão umbilical, lambeu para eles respirarem e limpá-los e teve leitinho pra todo mundo. Ela comeu 4 das 5 placentas, deixou de lado só uma que era bem mais espessa que as outras.
De complicação não teve absolutamente nada. A única coisa diferente foi o líquido que cada um nasceu, a primeira e a última eram transparentes, dois tinham um pouco de sangue e um deles era verde, o que preocupou a gente, mas aparentemente era normal.

1. Sujos por causa bebê que nasceu verde | 2. Primeira mamada da Vanilla

1. Noteque ela está abraçando uma e os outros quatro estão mamando | 2. Foto maravilhosa do único filhote no saco amniótico, os outros todos estouraram antes de sair.

A Axl está sorrindo (:

Como foi o pós parto

No primeiro dia ela ficou na caixinha junto com os filhotes, no segundo ela saía mas ficava bem pouco longe deles e não deixava o Ludy chegar perto de jeito nenhum. A partir do terceiro dia ela começou a amansar e ficar mais fora da caixa, e agora ela não briga mais com ele e fica mais fora da caixa do que dentro, só vai quando eles choram para mamar e para fazerem as necessidades. Ela surpreendeu todo mundo, tá sendo uma ótima mãe, os filhotes estão saudáveis e fofíssimos!

Agora os bebês já estão completando sua primeira semana de vida e para comemorar, eu fiz as fotos:

Vanilla

Mocha

Prince

Slash

Canela

Mocha e Slash

Canela, Vanilla, Slash, Mocha e Prince

Canela, Vanilla, Slash, Mocha e Prince

Canela, Vanilla, Slash, Mocha e Prince

Por hoje é isso!

Espero que os filhotes tenham alegrado o dia de todos!
Um beijo!

2 comentários:

  1. Lindo relato desse momento inesperado em nossas vidas. Amei.

    ResponderExcluir
  2. Absolutely beautiful! Almost as beautiful as the midwives!
    PS Susan would like you to bring one to our house for us.
    Woof Woof from Brandi and Maggie

    ResponderExcluir

Hey! Obrigada por seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...