Primeiramente, você vai sair do Brasil por Guarulhos-SP, pegar um Boeing 767-300ER (com 35 lugares na classe executiva e 175 na classe econômica -eu- )e seguir rumo a Toronto num vôo de 10h. Você pode levar 2 malas grandes com até 23kg cada e duas bagagens de mão, com 10 kg cada.
Venham preparados com dólar canadense ($ CAD), apesar de muitas lojas aceitarem o dólar americano, cartões de crédito e cheques. E claro, pra ouvir muito inglês e francês (que é diferente do da França). Em relação ao fuso, na parte que estou é apenas 1h de diferença em relação ao horário de Brasília.
Dor de cabeça, você quer dizer?
Eu me estressei demais com meu visto, apesar de no fim ter dado tudo certo. Aconselho tirar o visto com uma antecedência de 45 dias, pois eu mandei minha documentação com 30 dias e chegou um dia antes do meu embarque! (Sem eu ter a certeza de que chegaria)
Você não precisa ir pessoalmente tirar o visto em SP, pode contratar serviços de empresas terceirizadas ou do VAC. Eu escolhi o VAC, por ser mais barato e achei mais confiável, mas a comunicação com eles é bem difícil, só por meio de e-mail que não são respondidos no mesmo dia e o call center não te dá muitas informações (ouvi muito "a senhora vai ter que esperar"), então acho que vale a pena ir pessoalmente para evitar estresses.
site do consulado geral: http://www.canadainternational.gc.ca/brazil-bresil/splash.aspx?404%3B/brazil/imm/submitting_applications.aspx?lang=pt
Vir para o Canadá é vir para um dos países mais bonitos do mundo, é encontrar uma sociedade mais justa com uma melhor qualidade de vida, oportunidades de trabalho e de estudo, é conviver com gente de todos tipo e nacionalidades, é viver com segurança, conviver com as 4 estações muito bem definidas, é ter uma economia estável e saber que os impostos são para o bem comum!
O Canadá, diferente do Brasil, faz uma boa propaganda de si no exterior! E resulta num acolhimento gigantesco de imigrantes, cerca de 10 a 12 MIL refugiados por ano... (E muitos chineses e indianos, existem as 'chinese towns' até)
Ok, mas quais são as minhas perspectivas daqui?
Os canadenses são muito amigáveis e hospitaleiros. Todas as casas, restaurantes, transportes possuem sistema de aquecimento, então, ao meu ver, é mais fácil passar frio no Brasil!As regras são levadas a sério, claras e cumpridas, nada de 'jeitinho brasileiro'. Tem muita (mas muita mesmo - dá pra ver nas fotos) área verde. E não posso esquecer dos sunsets, os de Goderich são incríveis!
Claro que tem seu lado ruim... para quem vem morar aqui, por exemplo, é difícil conseguir equivalência de diplomas, então tem que voltar para o College e estudar de novo. O inverno é bem rigoroso (eu to no verão, mas pelas conversas e fotos que vi..), então tem que se preparar para ficar em casa por alguns dias, ou meses, porque não há nada para se fazer com neve. Imigrantes não tem direito a plano de saúde privado. Ter empregada é um luxo, então quem vem pra cá tem que por a mão na massa na hora da limpeza!
E como escolher para qual parte do Canadá ir?
Vamos dividir em duas grandes áreas: Toronto e Vancouver.
Toronto é uma São Paulo que deu certo e Vancouver, um Rio de Janeiro que deu certo.
Em Toronto a vida noturna e gastronômica é agitadíssima, tem um trânsito infernal, baixas temperaturas, é próximo de Montreal, Detroit, NY, da Niagara Falls e de mim!
Já Vancouver tem mais atrações ao ar livre, paisagens incríveis, a temperatura não é tão baixa quanto Toronto (chega a 0°, mas em Toronto é temperatura negativa na certa), bem chuvosa e próxima de Whister, Victoria, das montanhas rochosas e de Seattle.
Aí tem que ver qual é a melhor 'área' para passear... Para ir para Vancouver, vc obrigatoriamente passará por Toronto, então dá pra fazer uma paradinha de uns dias, conhecer, e depois seguir pro outro lado. Agora, para ir para Toronto, vc não passa por Vancouver.
E quando ir?
Qualquer época, o país sempre tem atrações para todos. No inverno as estações de esqui estão sempre abertas -e cheias- e durante o verão tem muitos festivais e atividades ao ar livre. O ruim do inverno é que, além do dia ser mais curto (to me acostumando com sol até 21h) não há nada para se fazer de noite, as baladas fecham 2 am (quando abrem).
Mas como as 4 estações são bem definidas, não posso deixar de mencionar o outono... As Maple Leafs (a folha que tem na bandeira) estão por todos os lugares, e no outono as árvores adquirem colorações alaranjadas e avermelhadas, terminando no amarelado... amazing!Na região de Ontário e Quebec é a mais bela estação do ano, mas com baixas temperaturas!
Então...
Não posso dizer que o Canadá é MELHOR que o Brasil, cada um tem suas particularidades e depende de cada pessoa a questão de adaptação de cultura e clima... Eu to achando tudo incrível, como se tivesse no paraíso, mas eu sei que 'na vida real' daqui também tem muitos problemas e toda vez que eu resolvo mostrar um pouquinho do meu Brasil amado, os canadenses abrem um sorrisão e soltam um "OMG! I need go to Brazil!". É apenas diferente, e vale a pena conhecer!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Hey! Obrigada por seu comentário!