domingo, 15 de setembro de 2013

O bom filho à casa retorna

E estou aqui, há apenas 12h de deixar o Canadá e voltar pra casa, 12h pra resumir 45 dias na minha cabeça, como um filme. Eu acho que fim de intercâmbio é que nem fim de ano (fico me imaginando se tivesse ficado um ano), você pára para refletir, se avaliar, pensar se mudou alguma coisa, lembrar dos momentos mais legais (e pensar ah, não, não quero ir!), ver fotos... Não tem como não ficar triste e feliz ao mesmo tempo, é um sentimento engraçado... Quando eu saí de casa estava totalmente ansiosa, não estava triste, estava pensando em como seria olhar pras carinhas novas e se eu iria agradar, o que eu faria...


segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Impostos

Diferente do Brasil, onde o imposto é embutido no preço e não sabemos ao certo quanto estamos pagando para o governo, aqui no Canadá o preço que você vê anunciado está sem os impostos (que erroneamente chamamos de taxas, um falso cognato para a palavra “tax”), ao passar pelo caixa, você observa que o preço a se pagar é maior. Isso acontece porque adiciona-se os impostos sobre o valor do produto.
Os impostos diferem um pouco de província para província, e existe o imposto federal, que pode ser HST (Harmonized Sales Tax) ou GST (Goods and Services Taxes). Em British Columbia, adota-se a GST com alíquota de 5% e a PST (Provincial Sales Taxes) com alíquota de 7%, na maioria das vezes.
Muitos produtos são isentos da PST, ou seja, paga-se apenas a GST, tais como roupas infantis, equipamentos de segurança, serviços de diversos profissionais como manicure, barbeiro, etc.

Mas o que poucos viajantes sabem é que existe a possibilidade de reaver parte dos impostos pagos nas compras de produtos feitas em outros países.
A operação, porém, não é das mais simples e pode demandar alguns bons minutos, que podem virar horas durante as férias de meio do ano, quando é verão no hemisfério norte e os aeroportos ficam lotados. E no Canadá, é permitindo o reembolso em despesas com hospedagem, tambem.


sábado, 7 de setembro de 2013

Niagara Falls

Chegou o dia!
Niagara Falls é a divisa entre o Canada e os States, mais precisamente o estado de Nova Iorque e a província de Ontario. É um conjunto de três cataratas: as canadenses (maiores e mais lindas), americanas e véu de noiva.
Não são muito altas, mas são bem largas, dá a impressão de muito volume. 
Além da beleza, também são conhecidas pela hidrelétrica e um projeto de preservação no local. No lado canadense tem o Parque da Rainha Vitória com muitos jardins e plataformas para observação. Também tem uns caminhos subterrâneos que dá a impressão de você estar dentro da queda (CAD$$), você pode entrar no barco e passear por lá despretensiosamente (CAD$$$) entre outras atividades. Nós optamos por só andar nos mirantes, e já super valeu a pena. É incrível!


Toronto

Minha host irmã se mudou para Toronto e eu vim passar uns dias com ela, depois de Niagara. Fomos de volta para CN Tower, e dessa vez subi. O engraçado foi sentir mais 'medinho' do elevador do que quando fui na parte externa da torre... 
E conforme íamos andando, fui percebendo o quão contrastante é arquitetura daqui, é como se os grandes prédios envidraçados tentassem engolir as antigas igrejas, museus e escolas... Achei um edíficio em arquitetura desconstrutivista, e apesar de eu não gostar do estilo, não posso deixar de achar incrível a sensação que a forma nos passa...


quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Sarnia 31/08/2013

Mais uma vez fui pra Sarnia, mas dessa vez para prestigiar um show da minha própria host sister e sua banda. Foi a última vez que tocaram juntos, por motivo de mudança, e foi demais!





quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Hot Whells

Minha colaboração canadense! 
Já que a curiosidade não vai aguentar eu voltar...


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...