quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Barcelona de Gaudí

Fomos conhecer Barcelona para comemorar o aniversário de um amigo na Razzmatazz e aproveitei pra fazer um tour arquitetônico pelas obras do Gaudí! Não tinha muita certeza de como seria, já que ficaríamos pouco tempo, mas era um dia lindo com sol, com um grupo que topava tudo e a cidade surpreendeu muito positivamente, não tinha como não ser incrível!
Quem conhece não esquece jamais quer sempre voltar: exala cultura, arte, arquitetura e gastronomia, a capital da Catalunha é clássica e moderna com um toque de gótico, tem uma vida noturna agitada, é hospitaleira e Gaudí a deixou como um mundo novo de formas inimagináveis e cores vibrantes.

Antoni Gaudí
Como já deve ter percebido, não tem como ir a Barcelona e não ouvir falar do artista. Ele viveu na cidade entre o século XIX e XX, era católico fervoroso e amante da natureza, por isso sempre incorporava alguns elementos que remetessem as suas paixões, facilmente perceptíveis a qualquer visitante. Mas o que não é fácil é decifrar o que ele quer passar simplesmente entrando nas construções e olhando... E vai com certeza achá-lo mais louco quando descobre as ligações entre cada elemento, os seus significados e os "porques" (tudo dele tem seu porque).

Barcelona de Gaudí
Iniciamos o dia no parque Güell, que é alto e permite uma visão panorâmica fantástica da cidade. De metrô fomos para a Passeig de Gracia, uma rua que por si só já é bonita e é onde se encontram duas casas famosas do arquiteto: a La Pedrera e a Casa Batló. Seguimos a pé até a Plaça da Catalunya e depois para o bairro gótico, visitar a catedral e a La Rambla, importante avenida, até acabar na marina e ficar até o pôr do Sol. Deixamos só a Sagrada Família pro dia seguinte.

Barcelona vista do Parque Güell

Clique nas imagens para aumentá-las!
Parque Güell

Barcelona é cara de doer o coração bolso e o parque é uma das poucas atrações gratuitas (em parte). É localizado num parte alta da cidade e te dá de presente uma vista linda da cidade toda. Mas o que mais impressiona é o que tem dentro do parque: as obras do Gaudí.Originalmente era uma espécie de condomínio fechado construído sob encomenda, mas foi um fracasso comercial e por fim, vendido para a prefeitura, tornando-se um Patrimônio da Humanidade em 1984. Dentro dele tem a casa que o arquiteto viveu, dois pavilhões de entrada, fontes e escadarias, a famosa sala hipostila que sustenta a grande sala oval com o banco ondulante, pórticos e viadutos de pedra e um calvário. Apesar de ser wikipedia, aqui está descrito cada pedacinho do parque!

Gabi, eu e Fer
 
Musicistas
Pórticos e viadutos de pedras
Vista da grandiosa Sagrada Familia

Praça oval e o banco curvo

Gaudí considerava que a linha curva era divina e a linda reta, uma criação menor tipicamente humana. Como católico que era, realizava suas obras em formas curvas para alcançar algo superior: 

Passeig de Gracia e as casas de Gaudí

Uma das mais importantes avenidas de Barcelona, centro de compras e bem caro, pra nós meros mortais pobres bastou passear por ela. 
A La Pedrera (ou Casa Milà) possui fachada curva e sacadas inusitadas, não foi finalizada pois o empresário que a encomendou e o arquiteto se desentenderam. No seu interior, um apartamento modernista e um centro cultural podem ser visitados (18€). 
Cerca de quatro quarteirões dela, a Casa Batló. Uma palavra para descreve-la? Psicodélica! É caro para entrar (20€) mas eu assisti a aula sobre essa casa e eu precisava ver com meus próprios olhos, não tem foto nem explicação no mundo que consiga descrever exatamente como ela é. Chamada pela maioria de casa do dragão, é uma viagem alucinante materializada em azulejos e... veja por você mesmo este vídeo!!

As luminárias do Passeig também são de Gaudí.
Casa Milà




Casa Batló
Plaça da Catalunya e Catedral da cidade

A praça é uma das mais importantes para a cidade, como um centro, tem fontes, mil pombos, prédios históricos e serve como um ponto de referência para entrar no bairro gótico. No bairro está a catedral da cidade (que não é a Sagrada Família), um espetáculo a parte que surge do nada enquanto você anda pelas ruelas tortuosas.

Casal lindo e praça da Catalunha
Catedral da cidade
Marina

Sagrada Familia

O clichê que vale a pena visitar...


Preparados pra perder o fôlego?
Quando entramos, todos ficamos alguns minutos só babando olhando, até os que não cursam arquitetura. E sério, não tem como não ficar maravilhado e embasbacado com essa catedral, e reserve metade do seu dia pra visitá-la se quiser ver todos os detalhes e o museu que fica abaixo dela.
A obra-prima de Gaudí, dedicou seus últimos 40 anos de vida nela, quando faleceu ironicamente enquanto estava trabalhando nela: atropelado por um bondinho. Gaudí não fazia desenhos detalhados de suas obras, apenas croquis inacabados, o que impossibilitou tentar terminá-la da maneira exata como seria na sua cabeça (se é que ele mesmo sabia). Dizem que só será concluída em 2026 (depois de 140 anos de construção).
 

 

 
A igreja começou a ser construída em 1866 por um outro arquiteto, e assumida por Gaudí em 1883. Seu trabalho seguia a ritmo de doações, e na ideia de construir um tempo grandioso, com torres altas, e carregado de muita simbologia religiosa, inclusive na arquitetura. Leia aqui.
A obra começou pela fachada da Natividade, e foi a única concluída pelo arquiteto.

"Não há que lamentar que eu não possa terminar o templo. Ficarei velho, mas outros virão atrás de mim. O que que conservar sempre é o espírito da obra, mas sua vida deve depender de gerações que lhe transmitam e com as que a vivam e a encarnem." - Antoni Gaudí

Video da Igreja


♡ Grazie ragazzi, pela companhia nessa viagem incrível! Luiz, Oliver, Fer, Lucas, Beto, Giu, Bruno (feliz aniversáário!), Gabi e Brenda! 


Links de interesse:
Vitruvius: visita de Lina Bo Bardi e seu parecer sobre as obras de Gaudí

---
 PS: Minhas fotos são tiradas de uma Nikon P510, uma Canon 1200D e algumas com o Moto X câmera de 10Mp, e a grande maioria não possui filtro nenhum (só em algumas poucas que eu apareço e tento mexer na saturação, mas só). Sou fã de fotografia e gosto de ver os resultados como eles saem da máquina, aproveitando o máximo que ela pode me oferecer!

Um comentário:

  1. Lugar incrível, realmente maravilhoso ! E foi melhor ainda com essas companhias :)

    ResponderExcluir

Hey! Obrigada por seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...