sábado, 29 de julho de 2017

Vinícolas dos Vales dos Vinhedos: Cave de Pedra

Oi!
Estou contando um pouco das 04 vinícolas que visitamos: Já falei da Chandon do Brasil (e de espumantes em geral) nesse post aqui, e agora vou focar nos vinhos das vinícolas Cave de Pedra, Casa Valduga e Larentis, e vou usar alguns daqueles termos que expliquei no final do post Relembrando a Toscana para definir os produtos deles!

Cave de Pedra Winery



É uma vinícola boutique, uma das primeiras do país, considerada assim pelo tamanho limitado da sua produção: apenas 45 mil garrafas no ano (a mesma quantia que a Vinícola Miolo produz por mês, para se ter uma ideia). Mas existem outras características que podem definir esse tipo de vinícola, seja aqui ou na Europa: ser gerenciada apenas pela família, sem muitos empregados; focar na produção de vinhos mais complexos e trabalham com castas de uvas não muito comum na região; e não possuir distribuidores, de forma que para provar você tem que ir até o local.
Assim que se chega na Cave de Pedra já se vê que é diferente: é um castelo medieval feito todo de basalto, construído em 1997. A escolha da pedra remete ao fato da região da Serra Gaúcha ser composta geologicamente por ela, e também pela propriedade de manter temperaturas amenas sem grandes variações, que são necessárias para o amadurecimento do vinho e dos espumantes.




Entrada da boutique

Hall de entrada


Somos recepcionados com um hall de entrada lindo, bem decorado com quadros de cachos de uva, um bar com garrafas antigas e a loja. A visita começa com um pouquinho da história da Cave de Pedra, seus produtos e diferenciações de nomenclatura e técnicas de produção, aí pudemos subir nas torres do castelo para ter uma vista sensacional do Vale dos Vinhedos, para só então seguir para a parte mais baixa do castelo, as caves subterrâneas onde também ficam descansando as garrafas empoeiradas com a bebida mágica. Durante o tour nós degustamos dois vinhos tinto no início: um jovem e um reserva; mais um vinho tinto e um branco nas caves e por fim, um espumante. Em épocas de vindimma o enoturista pode experimentar as uvas direto do pé, num vinhedo demonstrativo.

Vista de uma das torres do castelo

A boutique foi construída em cima de um vinhedo, e como homenagem, existem moldes de parreiras em baixo relevo em todo o teto.

Essas caves de madeira não são mais utilizadas na produção, mas compõem a decoração de um salão de festas (para 300 pessoas) que pode ser alugado para eventos em geral.


- Produtos:
Rosa Negra: vinho jovem com aromas frutado maduro e intenso, possui variedade Pinot Noir, Ancellota e Tannat (tinto) e Moscato Giallo e Malsavia de Candia (branco).

Resultado de imagem para rosa negra cave de pedra qual uvaResultado de imagem para rosa negra cave de pedra qual uva

Piera D'Oro: um vinho tinto varietal de Cabernet Sauvignon, encontrado seco e demi-sec, sem passarem por carvalho são mais suaves, vinhos para o dia-a-dia.
Adaga: a linha de vinhos que passam por barricas de carvalho e que constituídos de uvas bem diversas: branco seco da variedade Chardonnay produzido apenas em safras generosas, passa 6 meses em barricas americanas; tinto seco da variedade Egiodola, um vinho bem particular proveniente da Fer Servadou e Abouriu, tem taninos suaves e é persistente em boca; tinto seco Sangiovese, demora 2 anos em toda sua fabricação, sendo que 6 meses passam em carvalho francês, tem aromas de baunilha, café e frutas vermelhas, um vinho muito elegante e com taninos aveludados; tinto seco Marselan, é uma uva proveniente da Cabernet Sauvignon e Grenache, passa 8 meses em barricas francesas e tem aromas defumados, de especiarias, e também um leve frutado, tem grande persistência em boca; a linha também possui as variedades Cabernet Sauvignon e Merlot.

Resultado de imagem para linha adaga

Cave de Pedra Winery: a linha tradicional, com espumantes Extra Brut, Brut e Moscatel; vinhos licorosos branco e tinto, bem doces e mais alcoólicos, passando até 10 anos em barricas de carvalho; e o vinho tinto Special Blend, o ícone da boutique, é elaborado em safras históricas e passa 18 meses em barricas francesas e só existem 1018 garrafas no mundo.

Resultado de imagem para vinhos licoroso cave de pedra Resultado de imagem para vinhos licoroso cave de pedraResultado de imagem para vinhos licoroso cave de pedraResultado de imagem para vinhos licoroso cave de pedra
Licorosos, espumantes e o Special Blend

Para visitar a Cave de Pedra não é necessário agendar para grupos pequenos, as entradas são a cada 1h30min e custam R$30,00 e tem R$5,00 de desconto na loja.

Eu e Oliver no vinhedo demonstrativo

Por enquanto é isso.
Na próxima parte falaremos da Casa Valduga!
Um beijo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hey! Obrigada por seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...