segunda-feira, 7 de julho de 2014

Joaquim Gomes, Alagoas


Minha mãe se escondeu para trabalhar numa cidadezinha chamada Joaquim Gomes, que fica há cerca de 78km de Maceió (e faz com que ela rode umas 2 horas todo dia na rodovia pra ir e voltar). Isso se não tiver manifestação, claro. No caminho quase (pra ser legal) sem iluminação há muitas moradias do MST feitas com pau a pique ou com pedaços de madeira, e quando eles (ou o sintaxi ou qualquer outro grupo) resolvem manifestar, fecham a pista e obrigam o pessoal a desviar seus caminhos por meio do canavial (sim, bem seguro). O pior é quando algum caminhão tomba ou algum carro estraga e tem que parar, eles surgem do nada e literalmente atacam, saqueiam e depois vendem na beira da estrada. Apesar disso, o caminho é marcado por uma paisagem natural bonita, montanhosa e com muita vegetação.



 Entrada da cidade



JG fica localizado na Zona da Mata. Seu nome é em homenagem a Joaquim Gomes da Silva Rego, que deu grande impulso ao povoado durante a sua formação histórica. Antigamente era uma aldeia arupé chamada de Urucum pelos índios (fruto do Urucunzeiro, usado na fabricação do colorau). O lugar tem quase 300km² e pouco mais de 22 mil habitantes.



O pessoal pintou o que dava na cidade (ruas, árvores, pedras grandes, meio fio...) das cores do Brasil pra copa.



No primeiro dia que apareci por lá era festa de São João do trabalho dela, levamos pinhão quentão e pé de moleque como nossos pratos típicos. Os deles não são tão diferentes, mas muda bastante o nome: o nosso pé de moleque é cocada de amendoim lá, o quentão é de cachaça, a nossa canjica é munguzá lá, e por aí vai, além da macaxeira, pé de moleque de massa puba (massa de macaxeira que passou por fermentação), cuscuz... Mas o pessoal que eu encontrei lá é alegre, festeiro e bem receptivo, acho que minha mãe está em boas mãos haha (:


Otávio lindo, me apaixonei!

Pinhão em AL, muito amor <3



---
PS: Minhas fotos são tiradas de uma Nikon P510 e algumas com o Samsung Fame com câmera de 5Mp, e a grande maioria não possui filtro nenhum (só em algumas poucas que eu apareço e tento mexer na saturação, mas só). Sou fã de fotografia e gosto de ver os resultados como eles saem da máquina, aproveitando o máximo que ela pode me oferecer!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hey! Obrigada por seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...