segunda-feira, 22 de agosto de 2016

FMLOA - Fundação Maria Luisa e Oscar Americano

Oioi gente!

Aproveitando a ida à Casa de Vidro não deixe de dar uma passada na Fundação Maria Luisa e Oscar Americano. Apesar de ser um lugar pouco conhecido, pelo menos pra nós de fora de SP, é um passeio incrível no meio de muito verde, chás e história brasileira. 

O roteiro da viagem é ESTE : o que está em azul é o que fizemos durante a viagem e em verde são as coisas que eu ainda quero conhecer! Se alguém tiver alguma dica de programa imperdível pra fazer, me deixa aqui nos comentários (;

 
Fachada principal da casa


Fundação Maria Luisa e Oscar Americano


A casa, projeto de Oswaldo Arthur Bratke, foi um importante projeto que marcou a maturidade da carreira do arquiteto, estabelecendo um novo modelo brasileiro de morar com a simplicidade, racionalização e flexibilidade espacial, volumes puros e horizontais e a integração do interior com o exterior, estabelecendo um diálogo com a paisagem circundante. 

 

O bairro, Paineiras do Morumbi, situado no topo das colinas que integram ao Vale do Rio Pinheiros, era coberta pela Mata Atlântica, mas durante a colonização foi muito desmatada para prática da atividade agrícola, com o predominância do plantio de chá. Começou a ser urbanizado só em meados dos anos 40 e cresceu como bairro paulistano com os esforços de Oscar Americano e Oswaldo Bratke, ambos engenheiros e amigos de longa data. Oswaldo idealizou um plano urbano inspirado nos "bairros-jardins", prevendo terrenos amplos para construções de residências e muito verde. 

Isso é sentido andando pelas ruas do bairro atual, mas apesar de ver as copas das árvores, quase nada se consegue ver das residências. Ainda bem que nessa casa é possível entrar, conhecer e sentir um pouquinho da sorte que é viver por ali!



Em 1974, dois anos após a morte de sua esposa, Oscar Americano doou a casa, o imenso jardim e todo seu acervo pessoal de obras de arte para a cidade de São Paulo. Após uma grande reforma para adaptar a casa à sede atual, a abertura ao público aconteceu em 1980. A parte interna da casa conta com mobiliário antigo, pinturas do século XVII, louças, objetos e retratos do Império, além de obras de Portinari, Di Cavalcanti e Lasar Segall. É um acervo tão rico e tão pouco divulgado, que foi uma grande surpresa entrar lá e chegar tão perto de preciosidades como estas.
O interior não pode ser fotografado, mas no site da Fundação eles disponibilizam algumas imagens. 

Além do museu, o local tem um salão no pavimento inferior com opções a la carte e versão completa, famoso para desfrutar uma tarde tomando chás e experimentando as geleias, pães, bolos e salgadinhos. 

 



Agora, minha parte preferida, o Parque! A área verde foi meticulosamente projetada por Otávio Augusto Teixeira Mendes, no início dos anos 50. Ele foi contratado por Oscar para devolver a Mata Atlântica ao terreno que só tinha gramíneas e alguns pinheiros e eucaliptos na divisa dos fundos, e ele fez isso com maestria, agrupando as mais de 20 mil mudas de árvores em grupos expressivos contrastando uns com os outros pelo porte, textura e cores gradativas de verde. As alamedas foram acomodadas no terreno acidentado de forma orgânica, permitindo um passeio sombreado. 



Dentre as espécies, destacam-se Pau Ferro, Pau-Brasil, Angico, Jacarandás, Manacás da Serra, Plátanos e Paineiras, sendo uma das mais importantes reservas ecológicas de São Paulo. Na lojinha tem livros sobre o parque, sobre a casa e sobre o conjunto arquitetônico-paisagístico, que são muito bem elaborados, com fotos lindas e preços super acessíveis. Comprei um sobre o parque que explica cada um dos grupos, suas espécies, o porquê da localização e de quebra ainda fala do projeto original da casa! Vale a pena dar uma olhadinha na loja!
 
 

Para chegar de carro, Av. Morumbi, 4077 e não tem estacionamento interno. Para chegar de ônibus, pegue algum que passe no Palácio do Governo na Av. Morumbi, todos param na frente da Fundação. 

Horários: Casa de Chá e Parque é das 11h às 18h (terça a sexta feira) e das 10h às 18h (sábados), e o museu é das 11h às 17h (terça a sexta) e das 10h às 17h (sábados)

Ingresso: R$10 inteira e R$5 meia (idosos e estudantes)

Informações: (11) 3742-0077 | atendimento@fundacaooscaramericano.org.br | Site Oficial


---
 PS: Minhas fotos são tiradas de uma Nikon P510 e algumas com o Moto X câmera de 10Mp, e a grande maioria não possui filtro nenhum. Sou fã de fotografia e gosto de ver os resultados como eles saem da máquina, aproveitando o máximo que ela pode me oferecer! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hey! Obrigada por seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...