domingo, 21 de agosto de 2016

Terra da Garoa - Casa e Instituto Lina Bo Bardi

Oi gente!!

Acreditam que eu nunca tinha ido para SP? Fui pro outro lado do mundo, conheci vários cafundós por aí, mas não tinha viajado 400 km pra uma das cidades brasileiras mais importantes pra arquitetura (entre outros N fatores). E foi graças a uma disciplina da faculdade que conheci a capital paulista, finalmente!

O roteiro da viagem é ESTE : o que está em azul é o que fizemos durante a viagem e em verde são as coisas que eu ainda quero conhecer! Se alguém tiver alguma dica de programa imperdível pra fazer, me deixa aqui nos comentários (; 
 
Desenho dos chãos de SP: A dona do desenho é Mithes Bernardes, de 1965 e reproduzido até hoje, único porém é que ela nunca ganhou nada com o trabalho! :c


Casa de Vidro - Lina BoBardi


Essa casa é simplesmente sensacional! A italiana naturalizada no Brasil Lina Bo Bardi é uma das poucas -infelizmente- arquitetas renomadas, e essa foi sua primeira obra, em 1950, moradia da família por mais de 40 anos, ponto de encontro de artistas e outros arquitetos, tombada em 1987 e hoje é um museu com acervo original do casal, que tem como objetivo promover e divulgar a arquitetura, design, urbanismo e arte popular brasileira.

Fundos

Serviços


O terreno ocupa uma área de 7000m² com um jardim imenso, que expressa o amor de Lina e Pietro pela riqueza natural brasileira. Tudo foi planejado e plantado pela Lina, que cresceu e se tornou uma floresta particular (nas primeiras fotos a casa parece estar no topo de um morro, com vegetação rasteira).

  ,
Quarto e janela lateral


Cozinha: passando pelos cômodos é possível perceber a simplicidade e rusticidade do interior, quase relembrando uma pensão italiana, ideia reforçada pela mobília e equipamentos originais.


Sala de estar praticamente toda em pele vidro, piso brilhante com mosaico de vidro, algumas mesas e cadeiras antigas de onde os moradores observavam as florestas e o começo do crescimento de São Paulo ao horizonte, pois quando foi construída, a colina ainda estava longe de ser povoada.
   


A ideia de Lina era preservar o perfil inclinado do terreno, o que resultou no uso de pilotis. A parte dos fundos fica apoiada diretamente no terreno, contrapondo-se com a leveza da parte frontal. A brincadeira de opacidade com transparência enriquece o conjunto da construção com a natureza.
A árvore da foto é moradora original do terreno, que foi mantida e preservada com a criação do pátio interno, elemento que permite amenizar o calor.



 
Vegetação nativa, na foto árvore Pau Ferro


Descendo um caminho íngreme, chegamos no Atelier de Lina onde a guia mostra a famosa cadeira Girafa e livretos com as principais obras da arquiteta, além dos equipamentos também originais. 


Segundo pátio, que permite maior ventilação para o bloco mais opaco da casa, a área íntima. Aqui neste espaço vivem dois jabutis que vieram junto com a arquiteta (amei!)

Intervenção atual com cores

Em mais de um depoimento Lina deixa claro que a escolha do terreno, numa colina que ainda não tinha nenhuma outra residência, e tão distante da então cidade, foi para estar próxima das ações climáticas, de tempestades a pores do sol. E essa proximidade apenas o vidro permitiria.

Fotos da casa na época em que foi construída, reparem na diferença da vista. Hoje, se a vegetação não tivesse crescido, veríamos apenas os muros dos casarões vizinhos...




Para chegar de carro, Rua General Almério de Moura, 200, Morumbi. A casa não possui estacionamento, nem se responsabiliza por danos nas partes externas à casa.

Para chegar de ônibus, linhas 756A-10, 756A-21, 807J-10, 6291-10, 7040-10, 8020-10

A visitação é feita com agendamento prévio no email educativo@institutolinabobardi.com.br, gratuitamente, e tem duração de até 1h 30min. Quando tem exposições, não é preciso agendar de quinta a domingo (10-16h). Para maiores informações, site oficial


O casal Pietro e Lina Bo Bardi

---
 PS: Minhas fotos são tiradas de uma Nikon P510 e algumas com o Moto X câmera de 10Mp, e a grande maioria não possui filtro nenhum. Sou fã de fotografia e gosto de ver os resultados como eles saem da máquina, aproveitando o máximo que ela pode me oferecer! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hey! Obrigada por seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...