terça-feira, 23 de agosto de 2016

Galeria Luciana Brito - Residência Castor Delgado Perez

Oi gente!!

Esse é um post pra quem é da área ou gosta de arquitetura/artes, porque essa residência não é um destino muito turístico, inclusive poucas pessoas conhecem. 

A casa modernista de Rino Levi, construída em 1959, com paisagismo de ninguém menos que Burle Marx, é tombada e localizada na Av. 9 de Julho no Jardim Europa, SP. Algo muito particular acontece quando entro em ambientes que integram o externo com o interno, principalmente quando há verde envolvido. Seu interior é rasgado por dois pátios cobertos com brises ortogonais, configurando jardins de inverno e uma iluminação linda, linda, linda... A amplitude dos ambientes se dá pela eliminação de ambientes transitórios, divisórias e corredores. Ela é incrível!
Deixo a explicação mais detalhada do projeto para ser vista aqui!

O arquiteto: Rino Levi é paulista, nasceu em 31/12/1901, estudou arquitetura em Milão e Roma e retornou ao Brasil em 1926, foi um dos expoentes do modernismos no Brasil, responsável por várias das primeiras obras no estilo, principalmente em São Paulo. Também foi o primeiro arquiteto a abrir um escritório voltado exclusivamente para projetos, em 1930.

Fotos da casa quando foi construída, acervo de Rino Levi



Quem se apaixonou pela ideia de montar uma galeria de arte nesta casa, então fechada para visitação e residência da mesma família desde a construção, foi a artista plástica Luciana Brito. Ela sentiu a necessidade de abrir sua galeria em um lugar que proporcionasse novas experiências de forma orgânica, fugindo do tradicional cubo branco de exposições contemporâneas. E a residência Castor Delgado Perez oferece tudo isso, dialogando as formas de arte - arquitetura, pintura e escultura - de forma muito sutil.

Depois de 6 meses de liberação no Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico liberar a reforma da casa, que durou mais 1 ano e meio de obra pelo escritório Piratininga, finalmente a casa foi aberta pela primeira vez ao público em 2016, estreando já com uma exposição feita especialmente para ela, a "Residência Moderna"!
 
Fachada principal

Fachada principal


Pátios internos


Fundos

Fundos

Reparem nos detalhes, tanto da obra quanto da escada


Detalhe do rasgo da escada

Guarda corpo das escadas para a adega


Um Beijo!

---
 PS: Minhas fotos são tiradas de uma Nikon P510 e algumas com o Moto X câmera de 10Mp, e a grande maioria não possui filtro nenhum. Sou fã de fotografia e gosto de ver os resultados como eles saem da máquina, aproveitando o máximo que ela pode me oferecer! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hey! Obrigada por seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...