segunda-feira, 29 de setembro de 2014

I giardini della Venaria Reale

Desde que voltei da viagem de Roma-Milão-Paris ouvi as meninas falando de um lugar maravilhoso e que elas queriam voltar de qualquer jeito, mil vezes se fosse possível. Depois, minha professora de italiano também comentou em alguma aula que era um ótimo passeio para se fazer. Chegou domingo, eu não tinha nada pra fazer, o pessoal foi pra um outlet perto de Milão, aí resolvi dar um pulo lá: a Reggia di Venaria Reale!

Não fica em Torino e sim na comune  de Venaria Reale, e o complexo é comparado à Versailles, França. Projetado pelo arquiteto Amadeo di Castellamonte, num terreno de 80 mil metros quadrados. A ideia inicial do projeto era um palácio para a esposa do Duque Carlos Emanuel I, este comprou duas aldeias pequenas da região e foi batizado como "La Venaria" por se destinar aos laseres venatórios.
Sobre a estrutura do complexo: a entrada se dá por um portal e logo depois uma grande fonte. A fachada principal é de tijolinhos delimitando a parte seiscentisca (Amadeu Castellamonte) da setecentista (Michelangero Garove) com telhados à Mansart e telhas coloridas. Seu interior é um museu que abriga pinturas e estátuas de vários artistas. O segundo arquiteto faleceu e a parte da Grande Galeria foi continuada por Filippo Juvarra, juntamente com a Igreja de Santo Humberto. E por fim, os jardins, que dos originais só restaram os desenhos e o que existe hoje é fruto de trabalhos recentes: canteiros coloridos de flores, pergolados modernos com estruturas que me apaixonaram, muitas fontes, árvores coloridas (oi, outono), banquinhos, uma espécie de laguinho, esculturas, pomar de maçãs... E você ainda encontra alguns animais aproveitando o paraíso particular deles :3

Eu visitei só os jardins e ainda quero voltar pra conhecer a construção por dentro. Mas foi muito bom ter ido sozinha, o parque estava razoavelmente vazio, aproveitei pra fazer um momento reflexão da vida, respirar o ar puro, escutar os passarinhos e contemplar a paisagem coberta por uma névoazinha perceptível nas fotos que deixou o dia com uma atmosfera de tranquilidade. Depois dei uma andada pela cidade que estava em festa :D






      





          




   





           




     










E conheça a cidadezinha: 
 









 

E aí, gostaram?

---
 PS: Minhas fotos são tiradas de uma Nikon P510, uma Canon 1200D e algumas com o Moto X câmera de 10Mp, e a grande maioria não possui filtro nenhum (só em algumas poucas que eu apareço e tento mexer na saturação, mas só). Sou fã de fotografia e gosto de ver os resultados como eles saem da máquina, aproveitando o máximo que ela pode me oferecer!

2 comentários:

Hey! Obrigada por seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...